Teatro Aberto apresenta o Festival New Graces

De 29 de Maio a 3 de Junho, o Teatro Aberto apresenta o Festival New Graces, num intercâmbio internacional com estudantes e professores da Architectural Association School of Architecture de Londres (AA).

 

A programação do Festival New Graces inclui workshops, seminários e performances multidisciplinares, criadas pelos estudantes do Mestrado em Spatial Performance and Design da AA a partir do texto Três mulheres com máscara de ferro, de Agustina Bessa-Luís, que lhes foi apresentado, no início do ano lectivo, pela dramaturgista Vera San Payo de Lemos. Explorando livremente as várias vertentes do texto, os estudantes conceberam, sob orientação dos seus professores, as performances ‘Metamorph’, ‘Parding your Beggon’, ‘SEEN’ e ‘Partita’, que apresentarão em Lisboa como uma performance conjunta à qual deram o nome Moult.

As apresentações de Moult realizar-se-ão nos dias 1, 2 e 3 de Junho, às 19 horas, na Sala Vermelha do Teatro Aberto.

 

Antes das apresentações de Moult, nos dias 29 e 30 de Maio, haverá workshops, nos quais os estudantes da AA irão dialogar sobre o seu processo criativo e as suas aprendizagens com estudantes e profissionais portugueses das áreas dos Estudos Artísticos, Artes Performativas e Arquitectura, assim como com o público interessado nestas áreas e temáticas.

Os workshops irão decorrer no foyer do Teatro Aberto entre as 16h e as 18h.

 

No dia 31 de Maio, às 19h, realizar-se-á um colóquio com os criadores da ópera Três mulheres com máscara de ferro, estreada em 2014, com música de Eurico Carrapatoso, encenação de João Lourenço e direcção musical de João Paulo Santos.

 

O Festival New Graces integra-se nas comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís, cujo texto Três mulheres com máscara de ferro é a alma de todo este original projecto de formação artística.

Partilha