Prazer, Camaradas!, de José Filipe Costa em estreia nos cinemas nacionais

Em 1975, no Portugal pós-revolução de Abril, uma mulher e dois homens – Eduarda Rosa, João Azevedo e Mick Geer – viajam da Europa do Norte para trabalharem nas cooperativas das herdades ocupadas no Ribatejo.

Como muitos outros, ajudam nas actividades rurais e pecuárias, dão consultas médicas, aulas de planeamento familiar, mostram filmes de educação sexual e participam nos bailes tradicionais. Vêm fazer a revolução sexual, abalando as velhas certezas de quem viveu tanto tempo em ditadura: como convivem homens e mulheres nas aldeias do Ribatejo? Por que é que as mulheres têm de ir virgens para o casamento? Por que é que só os homens têm direito ao prazer sexual?


 

Prazer, Camaradas!, de José Filipe Costa – uma produção e distribuição Uma Pedra no Sapato – estreia dia 20 de Maio nas cidades portuguesas, nomeadamente, em Lisboa (Cinema City Alvalade, UCI El Corte Inglés), Porto (Cinema Trindade, UCI Arrábida 20), Braga (Cineplace Braga), Coimbra (Cinema NOS Alma) e Setúbal (Cinema City Setúbal), em sessões regulares, e em mais de dez cidades, com sessões especiais.

 

Lisboa:

– Quinta, 20 de Maio, às 19:30 – Cinema City Alvalade – sessão com a presença do realizador e da equipa

– Sexta, 21 de Maio, às 17:45 – Cinema Nimas – sessão com a presença do realizador e de Ana Margarida de Carvalho (escritora e crítica de cinema)

– Sábado, 22 de maio, às 17:00, Cinema City Alvalade – sessão com a presença do realizador e de Isabel Freire (investigadora do ICS de História da Sexualidade), Patrícia Pascoal (investigadora, psicoterapeuta/sexóloga e presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica)

– Domingo, 23 de maio, às 20:00, Cinema Nimas – sessão com a presença de Leonor Rosas (estudante activista e feminista, licenciada em ciência política e mestranda em antropologia)

– Quarta, 26 de maio, às 20:15, Cinema Nimas – sessão com a presença do realizador e de Francisco Louçã (economista e professor)

 

Porto:

Domingo, 23 de maio, às 20:00 – Cinema Trindade – sessão com a presença do realizador e de Ricardo Vieira Lisboa (programador e crítico de cinema).

As sessões regulares e sessões especiais em outras cidades são as seguintes, até ao momento:

O filme será exibido, em Ovar, em sessões regulares, de 10 a 17 de junho no Cinema Vida. Haverá ainda sessões especiais em Tomar (1 de Junho, 19:00, no Cine-Teatro Paraíso, com a presença do realizador), São João da Madeira (2 de Junho, 20:00, no Auditório Paços da Cultura, com a presença do realizador), Coimbra (7 de Junho, 19:00, no Teatro Académico Gil Vicente, com a presença do realizador), Seia (10 de Junho, 18:30, no Cine-Teatro Casa da Cultura), Figueira da Foz (11 de Junho, 19:00, no Centro de Artes e Espetáculos), Setúbal (17 e 18 de Junho, 18:00, no Cinema Charlot, com a presença do realizador), Seia (10 de Junho, 18:30, no Cine-Teatro Casa da Cultura), Montemor-o-Novo (17 de Junho, 20:30, no Cine-Teatro Curvo Semedo, com a presença do realizador), Avanca (22 de Junho, 20:30, no Cine-Teatro de Estarreja), Viana do Castelo (6 de Setembro, 21:30, no Cinema Verde Viana), e Guimarães, Braga e Funchal, entre outras, em datas a anunciar em breve.

Partilha