Musicamera anuncia vencedores do concurso para compositores no âmbito do 2º Festival Criasons

A Musicamera Produções acaba de anunciar os 6 compositores vencedores do Concurso para Compositores Emergentes, lançado no âmbito da segunda edição do Festival CriaSons, que tem como objectivo promover e divulgar a música erudita com particular incidência na matriz autoral portuguesa contemporânea.

 

Ana Seara, Camila Menino, Edward d’Abreu, Miguel Jesus, Samuel Pascoal e Tiago Derriça são os compositores selecionados para integrar cada um dos seis Programas definidos pelo painel de compositores residentes proposto para o Festival CriaSons 2018/2019.

 

Os vencedores são, assim, convidados a compor uma nova obra que será apresentada, em estreia mundial, no 2º Festival CriaSons, com interpretação ao vivo a cargo de diversos solistas, do Quarteto Lopes-Graça e da Camerata Vocal e Instrumental Musicamera. Os seis Programas serão levados a diversos auditórios e teatros de Norte a Sul do país, bem como em digressões internacionais. Todas as novas obras terão ainda edição em CD com o selo de uma editora de prestígio, estando também garantida a edição em partitura das mesmas.

 

Ana Seara integrará a programação de Fernando Lapa e poderá escrever para qualquer formação que inclua piano, dois violinos, violeta, violoncelo, clarinete e coro de câmara.

Camila Menino fará parte do programa de Cândido Lima e poderá compor para piano, violino, violoncelo, contrabaixo, clarinete, flauta e soprano.

Edward d’Abreu trabalhará para o programa de Amílcar Vasques-Dias e poderá escrever para piano, contrabaixo, flauta, sax soprano, sax alto, sax tenor, trompa, três trompetes, dois trombones e trombone baixo

Miguel Jesus integrará a programação de Eurico Carrapatoso e poderá compor para quarteto de cordas e soprano.

Samuel Pascoal fará parte da programação de Alejandro Erlich-Oliva e poderá escrever para quarteto de cordas, contrabaixo e soprano.

Tiago Derriça trabalhará para o programa de Alexandre Delgado e poderá compor para piano, flauta, oboé, clarinete, clarinete baixo, trompa e fagote.

 

A Comissão de Avaliação, presidida pelo maestro Brian MacKay e composta por Eurico Carrapatoso, Alexandre Delgado, Amílcar Vasques-Dias, Fernando Lapa, Cândido Lima e Alejandro Erlich Oliva, trabalhou cerca de 250 horas para analisar um total de 51 candidaturas aceites e 150 obras enviadas, tendo sido os seis compositores mencionados escolhidos por unanimidade.

A Musicamera Produções congratula-se pelo “grande sucesso” da iniciativa à qual aderiram concorrentes de todos os distritos de Portugal (continente e ilhas) e alguns estrangeiros residentes no país. Entre as 51 candidaturas aceites, contaram-se 10 mulheres e 41 homens, com idades compreendidas entre os 17 e os 59 anos.

Partilha