Modalisboa e Portugal Fashion comprometem-se a unir esforços na promoção da moda portuguesa

A Associação ModaLisboa, entidade organizadora da ModaLisboa – Lisboa Fashion Week, e a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, entidade organizadora Portugal Fashion, assinam no passado dia 11 de setembro, um protocolo de colaboração no âmbito das suas atividades de promoção da moda portuguesa. A cerimónia, presidida pelo primeiro-ministro António Costa, que desta forma reconhece não só a importância desta fileira, com impacto direto no contexto económico do país e na promoção de uma imagem internacional de modernidade, mas ainda a relevância da junção de esforços dos dois projetos estruturantes da moda nacional.

O protocolo visa unir e potenciar os esforços da ModaLisboa e do Portugal Fashion. A intenção é definir estratégias que contribuam para o desenvolvimento da moda, através de ações harmonizadas para a criação de valor acrescentado e de vantagens competitivas para Portugal e para os setores abrangidos, com vista ao aumento de notoriedade nacional e internacional. Neste quadro, pretende-se exponenciar o aumento de vendas, exportações e grau de internacionalização das marcas e dos profissionais dos setores envolvidos, para que as respetivas ações ganhem maior escala e consolidem o reconhecimento internacional.

As entidades que rubricam o protocolo acreditam que a institucionalização das relações de cooperação poderá contribuir para a melhoria significativa das iniciativas desenvolvidas, em conjunto e individualmente, e para a potenciação de sinergias entre a ModaLisboa e o Portugal Fashion. Tudo isto através de um alinhamento de estratégias no sentido de reforçar o posicionamento de Portugal e das suas marcas no mercado nacional e internacional.

Para agilizar o cumprimento dos objetivos do acordo e assegurar uma verdadeira cooperação estratégica, os signatários do protocolo vão reunir regularmente, promover a troca de informações entre si e delinear uma agenda de trabalhos. A cooperação entre a ModaLisboa e o Portugal Fashion poderá estender-se a outras entidades ou promotores com papel relevante na moda nacional, no sentido de um alinhamento crescente do modelo estratégico da fileira. No quadro do protocolo, vão ainda ser coordenados esforços com a finalidade de estabelecer uma rede de contactos empresariais, capazes de gerar oportunidades de negócios neste e noutros setores complementares.

 

A Associação ModaLisboa é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão a promoção e o desenvolvimento da indústria de moda em Portugal, bem como do capital criativo nacional. A ModaLisboa – Lisboa Fashion Week é o projeto âncora da Associação ModaLisboa, sendo desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. O evento apresenta, em março e outubro, as coleções de criadores de moda nacionais. Com a missão de divulgar a moda portuguesa, desenvolve projetos internacionais com parceiros nacionais e a nível europeu, tendo assento em vários boards internacionais da área de especialidade.

 

A ANJE é uma associação de utilidade pública que representa institucionalmente os jovens empresários portugueses e os apoia na sua atividade empresarial. O Portugal Fashion é um projeto promocional da moda portuguesa, desenvolvido em parceria com a ATP – Associação Têxtil de Portugal, que tem vindo a distinguir-se a vários níveis: descoberta de novos talentos, através da plataforma Bloom; constituição de parcerias entre a produção e a criação; e crescente notoriedade da moda portuguesa nas passerelles mundiais.

Partilha