Larissa Conforto apresenta o seu projeto AIYÉ em Portugal

A instrumentista, artista sonora e performer Larissa Conforto chega a Portugal em 2022 com uma série de surpresas que expandirão os conceitos abordados no seu aclamado projeto solo ÀIYÉ e explorarão novas facetas artísticas do seu espírito inquieto.

Formada em Produção Fonográfica, a carioca atuou como produtora artística em discos de Gilberto Gil, Chico Buarque, Moraes Moreira e Alceu Valença, e produz musicalmente diversos artistas da cena indie brasileira, tendo co-produzido o disco “De Lua”, de LAZULI (Ju Strassacapa); produzido “Ascensão”, primeiro single da Romã (Roberta Ditz, da Canto Cego) e composto “Não Foi Minha Culpa”, para uma banda sonora da Disney, com Natália Carrera e direção musical de Flavia Tygel.

 

Premiada na categoria Melhor Instrumentista do Prémio RIFF e indicada na mesma categoria ao WME Awards, Larissa integra a banda de Paulinho Moska e já acompanhou Marcelo Yuka, Tiê, a francesa Laure Briard, entre outros. Com a sua antiga banda Ventre, lançou dois álbuns cultuados e esteve presente no lineup de diversos festivais como Lollapalooza, Popload, Bananada e Coquetel Molotov, entre outros.

 

Mas foi como ÀIYÉ que ela se reinventou. O nome vem do plano terrestre da mitologia iorubá e a artista usa este projeto para uma ponte entre o material e o imaterial, o sagrado e o profano, o transcendental e o futurista.

 

Depois de uma série de experimentações performativas que incluíram uma camada de happening e instalações sonoras para o trabalho da artista,  gravou o seu álbum solo de estreia entre digressões e estradas entre Rio, São Paulo, Lisboa e Paris. Intitulado “Gratitrevas” (Balaclava Records) e lançado no conturbado ano de 2020, o disco reúne espiritualidade, ritmos de resistência e experimentação eletrónica num universo solitário e urgente. O resultado conquistou público e crítica, marcando presença na lista de melhores lançamentos musicais da APCA.

Partilha