Decorreu esta quinta feira, 7 de outubro de 2021, no Museu Nacional de Arte Antiga, a apresentação oficial da 7ª edição da Mostra Espanha, que contou com a presença da Sra. Ministra da Cultura, Dra. Graça Fonseca, o Ministro da Cultura y Deporte de Espanha, Dom Miquel Iceta Llorens, o diretor do MNAA, Joaquim Oliveira Caetano e o conversador do Museo del Prado Javier Pontús Pérez.
Nesta apresentação oficial foi inaugurada a obra “Infanta Isabel Clara Eugénia com Magdalena Ruiz”, de Alonso Sánchez Coello que estará patente neste museu até ao dia 2 de janeiro de 2022. A obra pertence à coleção do Museo del Prado, em Madrid e é apresentada em Lisboa no âmbito da iniciativa “Obra convidada”. “Infanta Isabel Clara Eugénia com Magdalena Ruiz” é símbolo dos laços que unem os dois países, uma vez que o seu autor começou o seu ofício ainda em criança, quando vivia em Portugal.
O objetivo da Mostra Espanha é, segundo Graça Fonseca, dar a conhecer a cultura e o património cultural espanhol e reforçar os laços que unem estes dois países, respeitando as suas semelhanças e as suas diferenças. A Sra. Ministra afirmou ainda que no próximo ano é objetivo levar uma obra portuguesa ao Museo del Prado, no âmbito da Mostra Cultura Portugal em Espanha, uma iniciativa que se realiza anualmente em território espanhol.
Para Miquel Iceta Llorens, os dois países, quer através dos seus ministérios, quer através das suas Embaixadas estão a trabalhar conjuntamente com o objetivo de haver mais Portugal em Espanha e mais Espanha em Portugal.
Seguiu-se um pequeno momento musical protagonizado pelos violoncelistas Josetxu Obregón e Ana Raquel Pinheiro, que interpretaram peças musicais do século XVI, que poderiam ter sido ouvidas nas cortes da época.
Fotografias: Arlindo Homem