Em Alhures na Beira Alta, nasce uma nova forma de conviver com a tradição. Por trilhos percorridos que vão desde o indie à eletrónica, O Marta, projeto a solo de Guilherme Marta, volta-se agora para as terras da sua infância, entre São Pedro do Sul e Arnas, numa redescoberta da sua aura. Seja a compleição da percussão tradicional, os viscerais cantos polifónicos da região beirã, ou as carismáticas melodias de guitarra, O Marta respira nova vida ao encontro moderno do indie rock com o folclore português.
Guilherme, começou o seu estudo musical em 2008 aprendendo Piano e guitarra. Mais tarde forma a sua primeira banda de originais, intitulada de Blazerdog, que iniciaram uma tour em 2015 atuando em vários venues desde o distrito de Viseu ao distrito de Coimbra. Gravaram ainda um single, antes do seu término em 2016. No mesmo ano Guilherme iniciou os seus estudos na Universidade de Aveiro, onde tirou a licenciatura no curso de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações.
Durante estes anos formou uma banda chamada Bang Avenue, que lançaram em 2019 um EP e mais 4 singles. Em 2020, aos 22 anos, Guilherme Marta decide virar-se para a exploração do seu “Eu”, começando pelas terras da sua infância, onde descobriu as vozes polifónicas da beira alta, criando um forte laço de inspiração com a música tradicional da sua região.