Casa da música regressa aos anos 80 de TAXI

Ontem, dia 30 de abril de 2024, a Casa da Música foi palco de um grande concerto de uma das bandas pioneiras, de sucesso em Portugal, nos anos 80, os TAXI.

A primeira parte do concerto ficou a cargo dos Duque Província, uma banda de jovens de Lisboa e Cascais.

Para ser sincera, não conhecia o trabalho deles, mas de entre os temas interpretados destaco, “Chuva”; “ Tempo Sem Ti”, e “Silhueta”.

E eis que chega o momento por quer todos aqueles, que esgotaram a Sala Suggia aguardavam, os TAXI.

Um público não muito diversificado, em termos de idade, os teen dos anos 80, e o pessoal do rock português, na casa dos vinte, trinta anos, na altura. Agora, já na ternura dos cinquenta e por aí fora, mas com um espírito sem idade. Os TAXI também mostram, fisicamente, a passagem do tempo, afinal de contas passaram quarenta anos, embora a energia e entrega em palco seja a de antigamente.

Temos assistido, no panorama musical português e não só, o mesmo que acontece com a moda, que é cíclica. As antigas bandas e cantores dos anos 80 e 90 estão a voltar em força, e os próprios jovens de agora conhecem e interpretam os temas dessas bandas.

Em relação à atuação dos TAXI, só posso dizer que foi fantástica, senti-me de novo uma adolescente, assim como muitos elementos do público que cantaram em conjunto com a banda, e não se coibiram em dançar.

Os temas que vou destacar são por uma questão de gosto pessoal, mas todos eles são bons e bem conhecidos.

Assim sendo, os meus preferidos foram “Cairo”; “Rosete”; “Sozinho”; “Sing Sing Club”; “Vida De Cão” e “Chiclete”.

Não posso deixar de referir a interpretação de “Love Me Tender”, canção de Elvis Presley, numa pequena pausa, em conjunto com o público, que comprova que há temas intemporais.

O mês de abril terminou de forma espetacular na Casa da Música, com uma banda que continua a dar cartas no panorama musical português, com o público fiel do século passado, e com os jovens de hoje, talvez por influência dos pais, ou pela descoberta da discografia em vinil guardada lá em casa.

Parabéns ao rock português, parabéns aos TAXI pelos quarenta anos de existência, e pelos temas intemporais.

🖋 Ana Cristina

📸 Sérgio Magalhães

Partilha