Ator Mário Coelho vence Prémio Revelação Teatro Nacional D. Maria II

O ator Mário Coelho é o vencedor da 2ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, um galardão de caráter anual que pretende reconhecer e promover os talentos emergentes no panorama teatral. Mário Coelho junta-se assim à atriz, encenadora e dramaturga Sara Barros Leitão, vencedora da 1ª edição do Prémio, entregue em 2020.

 

Eleito por um júri composto por treze profissionais representativos de diversas áreas associadas ao meio artístico e cultural português, Mário Coelho recebeu o Prémio esta sexta feira, 21 de Maio, numa cerimónia que decorreu na Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II, precisamente no dia em que se assinalam dois anos desde que foi anunciada publicamente a parceria entre o Teatro e o Grupo Ageas Portugal.

A cerimónia de entrega do Prémio contou com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, de representantes do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal – entidades responsáveis pela atribuição do Prémio, e de vários elementos do júri. A apresentação da cerimónia esteve a cargo do ator e locutor Rui Maria Pêgo.

 

Ator, encenador, dramaturgo e também produtor dos seus próprios espetáculos, Mário Coelho nasceu em Lisboa em 1994. O sonho de ser realizador de cinema levou-o a desenvolver um gosto pela representação e pelo teatro, bem como a ingressar na Escola Superior de Teatro e Cinema, em 2012. Estreou a sua primeira criação, é possível respirar debaixo de água, em 2015, na galeria Manteigaria Lisboa e, desde aí, encenou já seis criações próprias. Em 2020, durante o primeiro confinamento, criou, a partir de casa, a websérie de oito episódios, Vai Ficar Tudo Bem!. Movendo-se pelo panorama independente de Lisboa, motiva-o a vontade de encontrar um lugar onde se possa expressar livremente.

 

Photo: Filipe Ferreira

Partilha