Os BILOBA apresentam o seu novo single, “Flor de Verão”, o primeiro avanço do tão aguardado álbum de estreia, “Sala de Espera“, com lançamento previsto para o início do próximo ano. Este novo trabalho mostra a evolução do projeto liderado pelo contrabaixista e compositor Francisco Nogueira, que, desde a sua criação em 2019, tem explorado uma fusão de géneros, do Rock Alternativo ao Hip-Hop, sempre com profundas raízes no Jazz.
“Flor de Verão” é uma canção que nasceu de forma intuitiva, quase como se já estivesse escrita, esperando o momento certo para ganhar forma. Francisco Nogueira explica que a composição surgiu naturalmente, com a simplicidade de uma linha de guitarra sobre a qual se constrói uma letra densa, cheia de contrastes. “Há uma dicotomia constante na música: uma melodia longa, seguida por uma resposta instrumental, versos de reflexão pessimista que desaguam num refrão carregado de esperança“, explica o compositor.
A letra de “Flor de Verão” reflete sobre a procura incessante do “eu“, sobre a pressa cansada de chegar a algum destino, questionando se, no fim, será o processo de busca mais importante do que o próprio ponto de chegada. Com pensamentos soltos, a canção explora como a busca pessoal se transforma no encontro com o outro e o que existe no espaço entre essas duas jornadas.
No entanto, apesar do tom introspetivo e, por vezes, melancólico, “Flor de Verão” não é uma canção triste. O refrão contrasta com a densidade anterior, trazendo um momento de clareza e esperança, sugerindo que, talvez, no amor e na partilha com o outro, seja possível encontrar o descanso e o equilíbrio que tanto procuramos.
🖋 redação / press release