Penélope II, criação da companhia UMCOLETIVO a partir da obra original da escritora portuguesa Alice Sampaio, será apresentado em Montemor-o-Novo, a 19 de março, seguindo-se depois Grândola, a 10 de abril, e Mértola, a 12 de abril, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.
Tal como o Ulisses de James Joyce, no qual colheu inspiração, o livro Penélope, de Alice Sampaio baseia-se nesta personagem feminina mitológica que representa a espera. Uma figura que levou a UMCOLETIVO a pensar na espera como ato de fé e de escuta. Partindo da pergunta “de que se alimenta a espera?”, este espetáculo procura pensar a agricultura como a paisagem da esperança, e como cruzar esta disciplina com a criação artística.
Penélope II desenvolve-se no seguimento do projeto artístico de participação Penélope, desenvolvido pela UMCOLETIVO em Mértola, Grândola, Portalegre e Montemor-o-Novo, em 2023, no âmbito do programa Atos da Odisseia Nacional, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II em parceria com Fundação Calouste Gulbenkian. A presença nestes municípios alimentou a criação de Penélope II, espetáculo que, em 2024, se apresenta a algumas das comunidades participantes no Atos.
Uma criação coletiva, diferente em cada local por onde passa, Penélope II tem interpretação de Cátia Terrinca, apoio à criação de Miguel Moreira e dramaturgia Ricardo Boléo.
📸 Joao P. Nunes