Uma noite com AbztraQt Sir Q + Omodo no Plano B

Eis os AbztraQt Sir Q, músicos com uma liberdade criativa a que se deixam subjugar. De lírica concreta, polilinguismo e música do mundo em sentido lato, contracultura que desobedece às leis da apatia. Em cada som um acto de nutrimento. O caos organiza-se antes de se mostrar: ritmo, métrica, timbre em permanente associação. Bateria, baixo, guitarra, voz e brinquedos, porque a música também deve ser lúdica. A ousadia do vigor que agita. Rock’n’roll, enquanto fusão afro-europeia em território índio. Orientalismo, recuos nórdicos, música de intervenção de atitude disforme. Fazer o que apetece, mas que deve ser feito. O complexo talvez não possa ser tratado de maneira simples, a estrutura convencional pertencerá à ordem, quebrando-se quando a isso as mentes absorventes se impelem.

Formaram-se em meados de 2005 e na Primavera do ano seguinte lançaram o EP/Demo “Xing Palace Place” que disponibilizaram para download gratuito na sua página do Myspace.  Em 2007 fizeram uma digressão pelo Reino Unido e gravaram o seu primeiro ábum. “Qorn Pop Garden”, editado em Novembro de 2008 pela Meifumado Fonogramas. O álbum foi produzido por Zé Nando Pimenta e contou com a participação de João Peste (Pop Dell’ Arte) no tema “Sorry O”. Em Maio de 2008 integraram a comitiva portuguesa na Bienal dos Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo que se realizou em Bari, Itália.

Em 2009 gravaram o segundo álbum, “Extimolotion”, novamente com Zé Nando Pimenta. “Extimolotion” foi editado pela Meifumado em Maio de 2010. Nesse mesmo mês foi também editada em Hong Kong e Macau (e posteriormente em Portugal) a compilação T(H)REE, um projecto que reúne colaborações entre artistas de Portugal, Hong Kong e Macau. Os AbztraQt Sir Q contribuíram com o tema “HonQon” em parceria com Joey Chu (HK).

Em 2012 editaram o EP “Warmony”, o primeiro registo com a nova vocalista Dichma Rahma. À semelhança dos dois álbuns anteriores, “Warmony” foi considerado um dos 10 melhores discos portugueses do ano pelo jornal Expresso. Em 2017 os AbztraQt Sir Q editam o seu terceiro álbum, “Yarnati Machine”, produzido por Hugo Correia (Fadomorse, O Lendário Homem do Trigo), com 12 temas compostos ao longo de 3 anos. Esta edição tem o selo NAU – criado por Bernardo Devlin – e contou com o apoio da Fundação GDA no âmbito do concurso para Edição Fonográfica de Intérprete.

 

Omodo é uma banda de rock de garagem com influências muito variadas, surgindo de uma atitude musical um pouco despreocupada, suja, de forma natural e muito pouco pragmática. Com algumas características punk e outras opostas ao mesmo, caracterizando se como um rock sujo/veludo. Situada em Lousada, é composta por 4 elementos que de alguma forma tem energia e atitude em comum, proporcionam uma química e harmonia musical como resultado. Bruno Fernandes na guitarra e voz, Ângelo Cardoso na guitarra, Hugo Machado na bateria e António Magalhães no baixo.

 

Apesar de só iniciar actividade em 2017, a banda foi idealizada por Bruno e Ângelo, nos dois anos anteriores tinham convidando outras pessoas a participar em jam’s e ensaios, embora não tivesse resultado. Com o passar do tempo juntaram se António e Hugo onde se sentiu que estas eram as pessoas certas para dar vida a Omodo.

 

Uma noite para seguir no Plano B, dia 9 de Novembro

Partilha