Realizado por Marco Martins, o filme mostra o percurso do Ballet Gulbenkian em diálogo com o desenvolvimento da dança em Portugal e com a história política, económica e sociocultural do país.
Recorre a imagens de arquivo inéditas e a entrevistas a criadores, historiadores, bailarinos e diretores do Ballet Gulbenkian como Vasco Wellenkamp, Milko Sparemblek, José Sasportes, Olga Roriz, Jorge Salavisa, Ricardo Pais, João Fiadeiro, Vera Mantero, Isabel Ruth, Clara Andermatt e a dezenas de outros bailarinos que fizeram esta história.
Além de dar a ver o percurso de uma das maiores companhias de dança portuguesas do século XX, a obra revela o modo como o Ballet Gulbenkian espelhou a sociedade em que viveu, acompanhando as suas profundas mudanças e abertura ao mundo exterior, após o 25 de abril, deixando um enorme legado à dança portuguesa, através dos seus bailarinos e dos criadores que colaboraram com a companhia em diferentes áreas artísticas.
O filme conta com a colaboração de Ana Bigotte Vieira, João dos Santos Martins, Luiz Antunes e Maria José Fazenda e tem música original de Filipe Raposo.
Um Corpo que Dança é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, produzida pela Vende-se Filmes, com a participação da RTP. O filme estreará em sala e televisão numa data a anunciar brevemente.
Documentário realizado por Marco Martins a convite da Fundação Gulbenkian tem antestreia marcada para 25 de janeiro, às 19h, no Grande Auditório