As noites de tuning musical regressam ao Porto com YIBRIL. O produtor e DJ residente no Fuego Razzmatazz, vem ao Pérola Negra apresentar o seu mais recente EP “Less Talk Mo’Baile 2”.
A noite de perreo fica completa com os dj sets de Catxibi, El Nando e Mesqit
Depois de Mike El Nite, Von Di e El Nando terem quebrado um ciclo de cancelamentos impostos pela pandemia, o TURBO prepara agora mais um programa que promete fazer qualquer um alistar-se no clube motard do perreo.
YIBRIL conhece os clubs espanhóis como a palma da sua mão, mas não foi por a pandemia os ter fechado que o artista não continuou a surpreender através de parcerias com o Razzmatazz, o Diverso Club ou até a marca de roupa Tommy Jeans. O DJ espanhol é responsável por alguns dos melhores remixes que nos chegam de Espanha e já colaborou com nomes como Recycled J, Ghetto Boy, Cecilio G ou Le Rue Boys. Reggaeton, Afrobeat, Baile Funk, Hip Hop qualquer fórmula é válida para YIBRIL desde que aqueça a pista de dança.
Catxibi é Luísa Cativo, com um percurso muito colorido. É uma das fundadoras das festas Thug Unicorn, que marcaram as noites do Porto e Lisboa desde o seu início em 2012. Antes disso fez parte das festas GRRRL RIOT no Plano B e recentemente também explora veias musicais mais pesadas com o coletivo de Coimbra Instrumental Violence. Parte integrante da Rádio Quântica desde 2015, Catxibi faz ainda parte do coletivo feminista Slutwalk Porto, organizando festas de angariação de fundos para as marchas com esse coletivo. Já tocou em algumas das maiores casas de Lisboa e Porto, orientando-se não por géneros musicais, mas pelos ambientes que consegue criar através das suas seleções musicais.
El Nando é um dos nomes mais frescos a encabeçar o movimento perreo. O curador das noites TURBO e experiente piloto de tuning musical é também mentor do TURBO Radio Show, todas as quintas, às 22h00, na Vodafone FM. Num constante drift entre o Raggaeton, o Dembow, a Salsa e outros géneros do universo latino, El Nando promete uma viagem sem sair do local.
Mesqit é um produtor e DJ do Porto, focado em música eletrónica onde explora as possibilidades sonoras que podem ser criadas através da mistura de géneros e culturas. O seu mais recente EP, editado pela peruana Sacrilejio Records, recebeu a atenção de plataformas como a Mixmag ou a Couvre x Chefs. Produtor da dupla de Cloud Rap Hate o’8 e heterónimo de Boötes Void, Mesqit, através de batidas exóticas de perreo e de melodias sintetizadas das profundezas, promete deixar a pista a arder.
As noites TURBO nascem a partir do preconceito em torno da cultura reggaeton. Num mundo de hits que transmitem mensagens machistas e violentas contra as mulheres, as festas TURBO assumem-se como um movimento que assenta nos princípios do empoderamento feminino e da comunidade LGBTQIA+. De 2 em 2 meses é possível ser romântico ao mesmo tempo que se percebe a realidade dos bairros da América Latina e ouvir letras de ostentação que valorizam as mulheres. Rosa Pistola (México), Flaca (Argentina) e Albal (Espanha) são apenas alguns dos nomes que já passaram pelo TURBO, uma noite que é cada vez mais, uma “pit stop” na vida noturna portuense.