TEP estreia “Abrigo para Náufragos” com encenação de Jorge Louraço

O Teatro Experimental do Porto estreia, nos dias 25 e 26 de setembro, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, Abrigo para Náufragos, um espetáculo com encenação de Jorge Louraço que parte dos relatos dos vários acidentes marítimos para uma reflexão sobre o desaparecimento do território, da terra natal e dos seus habitantes.

Abrigo para Náufragos parte das notícias de naufrágios na costa portuguesa publicadas no jornal O Comércio do Porto para contar uma série de histórias sobre Nazaré, o mar e as suas gentes e as mudanças que sofreram ao longo dos anos.

A partir dos relatos dos acidentes marítimos e dos seus sobreviventes, o espetáculo reflete sobre vários momentos desde o fim da Segunda Grande Guerra até à entrada de Portugal na União Europeia, focando a passagem da pesca artesanal para a pesca industrial, o crescimento do turismo, a mudança de regime político, e a criação de obras literárias e plásticas sobre o mar e os pescadores, na área a norte do Cabo Carvoeiro.

Algumas dessas notícias foram escritas pelo avô e pelo pai do encenador, que eram correspondentes do jornal. Ambos tinham pequenas lojas de comércio que sobreviveram também a vários acidentes e um dia acabaram por fechar, tal como o próprio O Comércio do Porto e as inúmeras lojas do centro das cidades. “O comércio ainda não era de grandes superfícies, as lojas não eram franquias. Que aspetos da nossa vida em comum naufragaram com o fim do comércio local e da imprensa? Com esses naufrágios mudou a cara das ruas e avenidas, e o comércio de massas foi tomando conta das nossas vidas. A prova está na musealização das lojas antigas. Mas por cada loja típica protegida, quantas não se afundaram? E quais são os salvados desses naufrágios?”, questiona Jorge Louraço na sinopse do espetáculo.

O texto é da autoria de Diogo S. Figueira, que assinou o argumento da série 3 Mulheres e de filmes como Filomena e Estranhamento, e que se estreia com este espetáculo na escrita para teatro. Também a trabalhar pela primeira vez em teatro, Carl Minnemann é o responsável pela composição e interpretação musical da peça.

Abrigo para Náufragos conta ainda com interpretação de Rui Oliveira, Tiago Araújo e Valdemar Santos.

Partilha