Em parceria artística com o Museu Nacional Grão Vasco (MNGV), o Teatro Viriato associa-se ao Dia Internacional dos Museus com Para Ouvir às Cegas, de Leonor Barata, uma visita guiada em formato de vídeo que será transmitida a 18 de maio, no SubPalco do Teatro Viriato e nas plataformas digitais deste espaço museológico, a partir das 16h00.
A Artista Associada do Teatro Viriato Leonor Barata recupera a visita guiada Às Cegas, estreada em 2019 no MNGV, e transforma-a num vídeo onde propõe ao público escutar as histórias das obras São Pedro, Santa Ana e a Virgem, e Autoretrato de Columbano Bordalo Pinheiro. Histórias, que como ela nos explica, “mesmo não estando lá, é como se estivessem”. A coleção do Museu Nacional Grão Vasco serve de pretexto para uma reflexão sobre a possibilidade de conhecer e entrar num espaço museológico à distância.
Esta apresentação enquadra-se na cumplicidade desenvolvida entre o Teatro Viriato e o MNGV ao longo dos anos com o objetivo de questionar e transformar o que é um museu ou uma prática artística. Esta relação tem-se materializado em diversos projetos artísticos com implicações na comunidade que ambas as instituições servem.
Para ouvir às Cegas é uma produção do Teatro Viriato para o MNGV a partir de Às Cegas – Visita pela mão aos Tesouros Nacionais e Acervo do Museu Nacional Grão Vasco. Uma criação de Leonor Barata com a cumplicidade de Henrique Amoedo (Dançando com a Diferença).