Estreia esta sexta feira, 30 de Outubro, a nova versão de “Ateneu”, de Rui David com Miguel Araújo. Editada no álbum “Contraluz”, lançado há um ano, este tema foi oferecido a Rui David por Miguel Araújo que, agora, contribui também com a sua interpretação numa versão a três, duas vozes e a guitarra de Peixe, bem diferente da original.
“Com o Miguel tudo é fácil. Ao saber das minhas intenções em ter um tema dele no meu disco disse logo que sim. Abriu as portas de casa e da gaveta dos seus temas saltou o Ateneu – ‘É teu’, disse. Assim, sem mais. Meses depois, já com o ‘Contraluz’ a tomar forma, mostrava-lhe uma versão com um arranjo doce do Peixe à guitarra. Ele aprovou!
Pouco depois, fizemos uma segunda versão do tema, mais despenteada, e que parecia jogar melhor com a letra e com a sonoridade que estávamos à procura no disco. Enviei-lhe essa versão e contei-lhe do meu pesar em ter que escolher esta e “matar” a outra à nascença… A solução não tardou do outro lado: “que tal lançar essa versão com banda no disco e gravarmos depois, descomprometidamente, essa primeira, só com guitarra, aqui no meu estúdio?” Assim nasceu este ‘Ateneu’. Não sei o que lhe agradeça mais: se o seu talento, se a sua generosidade, se esta arte antiga de ser um tipo descomplicado”, conta Rui David sobre esta parceria. Um encontro feliz também nas palavras de Miguel Araújo: “Conheci o Rui David primeiro como espectador. Fiquei fascinado quando o ouvi a cantar… ficava ali horas, admirado com a capacidade dele de usar voz e violão como instrumento único, que é uma coisa invejável e muito admirável. Ele faz isso como ninguém.” Sobre “Ateneu”, o músico e compositor acrescenta: “Envaideceu-me muito o convite do Rui para gravar uma música minha, numa versão altamente melhorada em relação ao meu esquisso original.”
Filmado no estúdio de Miguel Araújo no Porto, por André Tentugal, o vídeoclip de “Ateneu” demonstra a cumplicidade e amizade do trio.