São duas as datas para o regresso do 6.doc à cidade do Porto. Numa parceria entre o Doclisboa e o Há Filmes na Baixa!, serão exibidos três filmes estreados na última edição do festival lisboeta. As sessões terão lugar nos dias 13 e 14 de maio, no Passos Manuel. As sessões estão agendadas para as 22h00.
A primeira sessão terá lugar a 13 de maio, com a exibição do filme 918 Nights, de Arantza Santesteban. Um poderoso ensaio político de memórias e reflexões sobre a experiência pessoal da detenção e encarceramento da realizadora basca durante 918 noites. O filme foi o vencedor do Grande Prémio Cidade de Lisboa para Melhor Filme da Competição Internacional do 19º Doclisboa.
No dia 14 de maio, sessão dupla com Jamaika (na foto), de José Sarmento Matos, e Nós Viemos, de José Vieira. O primeiro, estreado na secção Da Terra à Lua no DocLisboa 2021, olha o impacto que a pandemia desferiu na realidade do bairro da Jamaica, a braços com novos capítulos numa história marcada pela pobreza e pela sensação de isolamento desta comunidade, segregada e estigmatizada durante anos.
O segundo recupera a memória colectiva de um período da história portuguesa marcado por um dos maiores movimentos migratórios forçado pela ditadura, ao mesmo tempo que enceta um diálogo entre as dificuldades sentidas pelos imigrantes portugueses e as que atravessam a actual vaga de migrantes, alguns dos quais vindos da África subsariana