Ciclo de Concertos de Coimbra volta em 2023

Com 4 dias e uma programação intensiva (a maior parte com entrada gratuita), a sétima edição do Ciclo de Concertos de Coimbra esgotou salas, apresentou um cartaz de excelência e deu a ouvir à cidade grandes obras da música clássica.

A VII edição do Ciclo foi a mais ambiciosa com a apresentação de três Orquestras: Orquestra Sinfónica do Algarve, Orquestra Arco Ribeirinho (Montijo) e Orquestra de Sopros de Coimbra, sob a batuta dos maestros Armando Mota, Ceciliu Isfan e Alberto Roque respetivamente.

 

Contou também com a presença dos solistas internacionais: Gülsin Onay, Zoran Imširović, Leonardo Hilsdorf e Pavel Gomziakov. E com os músicos nacionais Adriano Jordão, Vasco Dantas, Joana e Jorge Ly e o talento emergente do pianista Rodrigo Teixeira.

 

Tiago Nunes, diretor artístico do Ciclo sublinha que “o sucesso da edição deste ano assenta nas parcerias estabelecidas, e em particular, com as forças vivas da cidade, desde os espaços de acolhimento dos diversos eventos do ciclo, espraiados por Coimbra, ao apoio logístico das entidades locais até à ajuda na divulgação pelas associações e meios de comunicação. O nosso obrigado.”

 

De forma a permitir a valorização e vivência do património arquitetónico da cidade, o Ciclo encerra com o Percurso pelos Órgãos Ibéricos de Coimbra, nos dias 28 e 29 de maio. Será possível revisitar os órgãos de tubos da cidade de Coimbra. Embora todos estes instrumentos comunguem de características semelhantes, cada um é diferente na sua construção, ornamentação e sonoridade.

Neste percurso, os participantes não só ficarão a conhecer em detalhe o funcionamento e peculiaridades de cada um dos órgãos existentes na cidade, como poderão ainda escutar peças que demonstram a sua versatilidade sonora, quer a solo, quer como instrumento acompanhador. Os anfitriões destas visitas guiadas serão a intérprete de património Alice Luxo, o Coro Carlos Seixas e o maestro, compositor e organista Paulo Bernardino, que este ano se farão acompanhar por um conjunto diversificado de instrumentistas que em muito contribuirão para um elevado nível artístico e musical.

Partilha