Posto De Combate revisita a guerra no Afeganistão

Foi uma das mais sangrentas batalhas da Guerra do Afeganistão a que se deu quando centenas de soldados talibãs emboscaram poucas dezenas de militares norte-americanos no pequeno posto militar de Kamdesh. Baseando-se em relatos verídicos, Rod Lurie apresenta a sua nova longa-metragem Posto de Combate a 6 de agosto nos cinemas nacionais.

 

A força norte-americana no posto de combate de Kamdesh tinha sido destacada para projetos de desenvolvimento com as comunidades locais. Contudo, a localização geográfica no sopé de três montanhas tornava a base de 53 militares especialmente vulnerável a ataques de rebeldes – uma ameaça que veio a tornar-se realidade.

Com a decisão de fechar a base, os talibãs decidiram marcar posição, atacando o posto avançado com armas de fogo ligeiras, lança-granadas, metralhadoras pesadas e canhões sem recuo B-10, matando oito soldados americanos e ferindo quase mais duas dezenas. A Batalha de Kamdesh, como ficou conhecida, foi o mais sangrento confronto dos EUA na Guerra do Afeganistão.

Baseado no best seller internacional do jornalista Jake TapperThe Outpost: An Untold Story of American Valor’, o argumento é adaptado ao cinema por Eric Jonhson (nomeado em 2011 ao Óscar de Melhor Argumento Original por ‘The Fighter – Último Round’). As nuances da política externa norte-americana não eram novidade para o realizador Rod Lurie, que tinha já explorado estes temas em ‘A Crise dos Mísseis’ e ‘O Jogo do Poder’.

 

O elenco principal conta com Orlando Bloom (O Senhor dos Anéis, Os Piratas das Caraíbas), Scott Eastwood (Esquadrão Suicida, Velocidade Furiosa 8) e Caleb Landry Jones (Três Cartazes à Beira da Estrada, X-Men: O Início).

 

Partilha