Portugal Fashion Bloom…. Ashma Karki apresentou TRASHMA

O TRASHMA é sobre valorizar e amar: o nosso mundo também promove a consciencialização através do design. O principal objetivo é inspirado na natureza, na poluição e no estilo de vida humano. A designer Ashma Karki percorreu um longo caminho desde o Nepal, querendo mostrar como uma jovem estilista, de um pequeno país como o Nepal, pode influenciar o mundo ocidental. Já se apresentou em concursos como o Jovens Criadores 2018, Concurso Troficolor Denim Young 2018 e ganhou o concurso de Concurso Novos Criadores PFN – 2ª Edição 2018. A criação de inverno de Ashma 2017/18 foi exposta na Bienal de Cerveira em agosto de 2018 e Première Vision Paris em 18 de setembro de 2018.

TRASHMA
O vestuário criado por Ashma Karki para o BLOOM FW19-20 mostra uma profunda influência nos nossos hábitos, no meio que nos rodeia e no ambiente que contaminamos, estabelecendo, deste modo, a ligação ao tema “TRASH” (lixo). O objetivo principal é demonstrar como o bem-estar e a felicidade da humanidade têm estado demasiado concentrados nos materiais artificiais, por exemplo, na utilização excessiva do plástico. Infelizmente, considero que esta “felicidade” materialista está a afetar a humanidade e a Terra.

TRASHMA representa uma chamada de atenção, um manifesto contra o excesso de lixo. Foi desenvolvida tanto concetualmente como ao nível do volume, através da interpretação de um saco do lixo de plástico. O atilho representa o cuidado com o lixo, a forma como está apertado. O tamanho e a forma da peça são exageradamente grandes, reforçando a ideia da aglomeração de lixo que contamina o mundo. Por outro lado, dá liberdade de movimento a quem a usa, representando esta “liberdade” a esperança de que cada um de nós possa, diariamente, contribuir para o fim deste caos. Os materiais apresentados são resíduos da Tintex, uma empresa de tecidos, e Tricolor, que é versátil, muito agradável ao toque e confortável. A Coltec deu-lhe um acabamento de ligação, que combina os vários tecidos coloridos todos juntos, o que mostra a luz da esperança de que podemos mudar o mundo em conjunto.

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Partilha