Portugal Fashion… A “Plastic Factory” de Maria Carlos Baptista

Com nome de código DROP_001 e tendo como base as definições de clássico e contemporâneo e o que alicerça estes dois termos, Maria Carlos Baptista foi um dos nomes nacionais a apresentar a sua coleção na edição 51 do Portugal Fashion, esta quarta feira, 12 de outubro.

Valores que sempre questionei como designer, artista e mulher. O ponto de partida da minha coleção foi questionar a definição do que consideramos como clássico e como trazer esse classicismo para o momento presente, para o futuro.

Peças clássicas de joalharia são apresentadas através da lente satírica de Jacques Tati, “O meu tio” (1958). Com este filme, Tati expõe o confronto de dois mundos inevitáveis: o tradicional e o moderno, cuja incapacidade dos dois se ajustarem um ao outro resulta numa coexistência caricata. A coleção “Plastic Factory” é a nossa interpretação dos “clássicos que valem a pena o investimento”, onde peças clássicas lutam por ser simultaneamente tradicionais e modernas mas acabam por viver no limbo do confundido.

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Partilha