Cortiçada Art Fest está de regresso

Está apresenta a edição de 2024 do Cortiçada Art Fest. De 10 a 16 de Junho o Festival itinerante do Museu Experimenta Paisagem (MEP) assume-se como uma alternativa cultural onde as artes, as paisagens e a arquitetura se fundem na natureza no interior de Portugal

Pelo terceiro ano, o festival assume como objectivo a movimentação de pessoas para o interior do país e o desenvolvimento cultural desta região através da arte. Um convite a artistas, habitantes, estudantes e interessados em arte, desenvolvimento e cultura, à participação activa numa semana de 10 a 16 de junho com mais de 7 workshops, criações e espectáculos.

Na edição de 2024, e no âmbito Landscape Together com a parceria do Museu Chillida Leku,  o Cortiçada Art Fest contará com mais de 20 artistas coordenadores de workshops e performances junto às obras de arte do MEP de três municípios (Farol dos Ventos, Magma Cellar e Menina dos Medos em Proença-a-Nova; Moongate em Oleiros e Véu na Sertã) e nos locais das futuras instalações em Idanha-a-Nova e Pedrógão Grande (implementadas até 2026).

O projecto Landscape Together representa uma oportunidade para pensar em diferentes formas de partilhar a cultura e reivindicar a arte como ferramenta para transformação e desenvolvimento social.

A arte e a cultura são mecanismos poderosos para repensar a paisagem e o território onde vivemos. As expressões artísticas e culturais podem ajudar-nos a enfrentar questões fundamentais de forma criativa, como a forma como interagimos com o território e o que podemos fazer para enfrentar problemas graves como o aquecimento global.

Durante o Cortiçada Art Fest, os participantes poderão experimentar esta metodologia, aprender através de oficinas, performances, espetáculos, residências artísticas e visitas temáticas sobre sustentabilidade e apropriação artística. As actividades estão orientadas para professores, educadores, técnicos da administração local, alunos do ensino básico, estudantes de arquitetura e design e a comunidade local.

Estas acções são coordenadas por 20 artistas convidados pelo Museu Chillida Leku e por dois coletivos criativos, YokYok e KHBT (parceiros do projeto Landscape Together).

Até 2026, com o projecto Landscape Together, serão implementadas mais 2 obras de arte na paisagem e mais 6 trilhos culturais. Através de sinalética de QRrcodes, irá ser possível consultar a história do património, programas educativos e desafios para todos os visitantes.

Também nos locais das futuras obras de arte, irão existir eventos que convidam habitantes, peritos, estudantes, artistas e professores a participarem nas actividades de discussão pública sobre estas obras e os seus lugares, directamente com o MEP e com os artistas que as estão a desenvolver.

Programação:

12 e 13 de Junho: Véu da Sertã

 Workshops com Maushaus, Itziar Insausti, Belas Artes da Universidade do País Basco e documentário de Beñat Iturrioz e Nagore Legarreta.

14 de Junho: Moongate de Oleiros

Workshops com Neri(h)ari, Nagore Legarreta, Maushaus; conversa com Mariachiara Esposito e performance com Neri(h)ari.

15 de Junho: Menina dos Medos de Sobral Fernando, Proença-a-Nova

Workshop com Itziar Insausti e almoço com a comunidade local

15 de Junho: Farol dos Ventos de Chão do Galego, Proença-a-Nova

Performance com Dimegaz + Nahia Zubeldia

15 de Junho: Magma Cellar de Cunqueiros, Proença-a-Nova

Sunset e jantar com a comunidade e performance com Ane Zelaia

Novas obras de Arte em Idanha-a-Nova e Pedrógão Grande Colectivos KHBT (GR) e YOKYOK (FR), 2025-2026

10 de Junho: Idanha-a-Nova

Workshops e conversa com o colectivo YokYok (França)

11 de Junho: Pedrógão Grande

Workshop e conversa com o colectivo KHBT (Alemanha, Reino Unido)

Conversas no Cortiçada Art Fest

14 de Junho: Moongate

Creating Environment, a collective artwork

Políticas da UE para Apoiar a Transição Verde dos Sectores Culturais

Com Mariachiara Esposito – Oficial de Política na Comissão Europeia, DG EAC, Unidade de Política Cultural.

16 de Junho – Chão de Galego

Creative Talk

Mediação e Aprendizagem

Com João Pinharanda – MAAT, Catarina Távora – Orquestra sem Fronteiras e TBA

Moderação: Matilde Torres Pereira – Brotéria.

Mais informações em https://www.corticadaartfest.pt/

📸 MAG – Marques de Aguiar / Paulo Homem de Melo (apresentação)

Partilha