“Transgressio Global”, que se estreia em concerto no CCB, dia 8 de Outubro, é o primeiro álbum em dez anos dos Pop Dell’Arte.
É uma excursão através dos tempos pelo espírito transgressivo que insuflou a cultura europeia. “In Different Times (At The Same Time)” sintetiza o espírito dos restantes 21 temas e faz uma panorâmica romântica e satírica sobre a eternidade, envolvendo Gilgamesh, Timóteo, Vénus, Marte, Zeus, Khrishna – todos a escutarem Sonic Youth na rádio!
O disco inicia-se com “Em Creta”, numa variação do poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, e termina com uma lânguida prova de vinhos na colina romana de Aventino. Pelo meio há versões musicadas de um poema romano (cantado em latim), outro de tradição anacreôntica (cantado em grego) e “Cá nesta Babilónia”, de Camões, assim como uma cantiga de intervenção do activista chileno Víctor Jara, “El Derecho De Vivir En Paz”.
Tantas referências a figuras e personagens da cultura ocidental não fazem esquecer o prazer dos Pop Dell’Arte em continuarem a fazer música pop. Para dançar.