“Pedrinhas de Sal” é mais uma viagem de Omiri

Omiri é um dos mais originais projectos de reinvenção da música de raíz portuguesa.

Para reinventar a tradição, nada melhor que trazer para o próprio espectáculo os verdadeiros intervenientes da nossa cultura; músicos e paisagens sonoras de todo o país a tocar e a cantar como se fizessem parte de um mesmo universo. Não em carne e osso mas em som e imagem, com recolhas de video manipuladas de modo a servir de base para a composição e improvisação musical de Vasco Ribeiro Casais.

Pedrinhas de Sal” é mais uma viagem de Omiri pelo Património Cultural Imaterial Português, alinhando-o e transformando-o de modo a torná-lo permeável e receptivo à cultura dos nossos dias.

À Braguesa e composição de Vasco Ribeiro Casais junta-se um excerto de um tema do cancioneiro alentejano “Ilha dos Vidros” cantado pela promessa do cante Afonso Branco (Viana do Alentejo) assim como o fado da D. Prudênciana (Setúbal), o adufe da D. Amélia Fonseca (Monsanto), os Bombos (St Marta de Portuzelo), as percussões dos Porbatuka (Almada), o ancinho do Pedro Almeida (Guimarães) e as palmas do Grupo Coral Unidade e Paz (Alcáçovas) numa viagem dançante e exótica por um Portugal ainda por descobrir.

 

Partilha