O vestuário artesanal de Ntando XV no primeiro dia de desfiles do Portugal Fashion imagine

É num espaço amplo, despojado, com a ressonância vintage de uma antiga garagem automóvel, que se desenrola o calendário de desfiles do 52.º Portugal Fashion Imagine.

O espaço que, nesta edição, serve de quartel-general do evento recebe igualmente a 4.ª edição do CANEX Presents Africa @ Portugal Fashion. O programa CANEX (Creative Africa Nexus) resulta de uma parceria entre a ANJE, através do Portugal Fashion, e o banco africano de export-import Afreximbank, com o objetivo de promover a indústria têxtil e de vestuário africana no nosso país.

 

Ntando XV oferece vestuário artesanal, com design não convencional. Ntando Ngwenya estabeleceu a sua marca, Ntando XV, com a intenção de se dirigir ao mercado retalhista de alta gama, colecionadores de vestuário e conhecedores. Ntando, que começou a desenhar desde cedo, gosta de trabalhar com cortes experimentais, engenharia de padrões, acabamentos inusitados, produtos tratados, e ajustes controlados.

Usando tanto a sua experiência profissional como os seus talentos naturais, Ntando Ngwenya formulou um novo género na moda, fundindo técnicas conservadoras e pós-modernas para criar uma nova representação para o vestuário. Usando uma técnica sincopada na engenharia de padrões, através da elaboração de padrões intrincados, introduz uma nova tomada de métodos tradicionais, recriando estilos populares sob uma luz contemporânea.

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Reportagem: TL

Partilha