O Festival Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra está de volta…

A 17ª edição do Festival Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra decorre entre 18 e 27 de outubro, contemplando 16 concertos e uma residência artística. O cartaz rico e diverso, marcado pela presença de artistas que têm marcado a  história deste género musical ao longo das últimas décadas.

 

Nos 3 primeiros dias do Festival haverá 8 concertos em 6 espaços distintos da Cidade de Coimbra. Casa das Artes Bissaya Barreto, Centro Norton de Matos, Convento São Francisco, Museu Nacional Machado de Castro, Salão Brazil e Rádio Universidade de Coimbra acolhem concertos de natureza muito diversa, desde o contexto mais intímo do solo até ao ambiente mais festivo da big band.

 

O encontro entre músicos holandeses e portugueses, que estarão em residência artística de 16 a 20 de outubro, vai permitir diferentes combinações que serão apresentadas em 5 concertos.

O primeiro, no dia 18, junta no palco do Salão Brazil a totalidade dos 11 músicos no Luso-Dutch Large Ensemble. Os restantes 4 concertos têm lugar no sábado, dia 19, e convidam à deambulação por vários espaços da cidade, começando com o solo do guitarrista Jasper Stadhouders no corredor da Rádio Universidade de Coimbra, seguindo para o Museu Nacional Machado de Castro para a actuação do quarteto que junta Carlos “Zíngaro” (violino), Marta Warelis (piano), Helena Espvall (violoncelo) e Marcelo dos Reis (guitarra). Ao final da tarde, é a vez da Casa das Artes Bissaya Barreto receber o duo de Michael Moore (saxofone e clarinete) & Hugo Antunes (contrabaixo). O derradeiro momento deste encontro luso-holandês tem como protagonista o Twenty One Quartet, que junta Luís Vicente (trompete), John Dikeman (saxofone tenor), Wilbert De Joode (contrabaixo) e Onno Govaert (bateria).

 

O Grande Auditório do Convento São Francisco acolhe, no dia 18, o trio de homenagem a Bernardo Sassetti, liderado pelo pianista galego Alberto Conde e onde também marcam presença Carlos Barretto (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria), ambos companheiros de Sassetti em alguns dos mais notáveis discos do malogrado pianista.

No dia seguinte, é a vez de Steve Coleman and Five Elements (na foto), em data única no nosso país e que, tendo em conta a relevância do saxofonista norte-americano no contexto do Jazz contemporâneo, está a causar grandes expectativas.

 

A terminar o primeiro fim de semana, um concerto muito especial no Centro Norton de Matos, local onde se realizaram os primeiros concertos do Festival Jazz ao Centro (em 2002/2003). No Salão do CNM vai estar a Orquestra de Jazz de Espinho, num programa dedicado à música onde a bateria desempenha um papel central. Naturalmente, o solista só poderia ser um baterista e, por sinal, um dos mais notáveis jovens bateristas da nossa praça: Mário Costa!

 

Partilha