O Acontecimento… A experiência de um aborto ilegal em França nos anos 60

Vencedor do Leão de Ouro na última edição do Festival de Cinema de Veneza, ‘O Acontecimento’ é uma adaptação do romance sem-biográfico da escritora Annie Ernaux – uma das vozes mais marcantes da literatura francesa contemporânea. Da realizadora Andrey Diwan, o filme aborda a experiência de Ernaux com o aborto, quando este era ilegal em França nos anos 60. Estreia a 6 de janeiro.

 

França, 1963. Anne, uma jovem e brilhante estudante de literatura francesa, descobre que está grávida depois de um encontro casual e vê assim desaparecer a oportunidade de terminar os estudos e escapar aos constrangimentos das suas origens sociais. Perante a aproximação dos últimos exames e a barriga a crescer, Anne resolve tomar medidas, ainda que tenha de enfrentar a vergonha, o sofrimento arriscando-se a ir para a prisão.

O Acontecimento’, é a segunda-longa metragem da realizadora e argumentista francesa Audrey Diwan, uma narrativa dramática na primeira pessoa,  que explora o dilema de uma jovem determinada a pôr fim à gravidez, numa altura em que o aborto é proibido e criminalizado em França.

 

O filme que estreia no início do ano, venceu também o Prémio da Crítica em Veneza.

 

Partilha