Amaura teve a responsabilidade de abrir a programação de 2021 no CineTeatro António Lamoso em Santa Maria da Feira. A pandemia faz com que este concerto de quarta feira, dia 13 de Janeiro fosse ainda mais especial. A pouco mais de 24 horas de um novo confinamento que coloca a cultura e os concertos novamente suspensos, a noite foi quente e densa ao som da voz envolvente de Amaura.
Canções com um groove ‘cozy’, como ela referiu para uma sala ‘cozy’ (acolhedora) em que fãs de Amaura e do R&B viveram intensamente as canções debitadas pela sua voz doce e ágil.
Em 2019 já por aqui tinha dito… “Quem a ouve, não esquece” e foi mesmo isso que aconteceu esta quarta feira em Santa Maria da Feira. Canções como “Blues do Tinto” ou “Coopero”, passando pela profundidade lírica de “Voyerismos de Memória”, as canções desta noite fria mas acolhedora, marcaram definitivamente Amaura como um dos nomes do R&B nacional a não esquecer, numa altura que as canções ao vivo seguem um intervalo indesejado.
No final do concerto a homenagem sentida a Amy Winehouse com “Valerie” a dois tempos e a trazer uma profundidade vocal mais solta e sentida. TNT, o ‘convidado especial’ soltava os beats e por duas vezes foi chamado ao palco para unir forças com Amaura, ou para ‘estragar’ as canções como referiu.
A partir de agora vamos novamente confinar a cultura e os concertos ao vivo, na esperança que o ano de 2021 não siga as pisadas culturais do ano que ficou para trás.
Reportagem / fotografias: Paulo Homem de Melo