Festival de Fado está de regresso a Madrid

O Festival de Fado está de regresso e a primeira cidade é Madrid, nos dias 5, 7 e 8 de junho, no Caixaforum Madrid e no Umusic Hotel Teatro Albéniz. Carminho, Cristina Branco e Júlio Resende são os cabeças de cartaz deste encontro emocionante que celebra o Fado enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A XIV edição do Festival de Fado de Madrid dedicará sua programação à celebração do fado e da liberdade, tanto os concertos quanto o restante da programação estarão focados em valorizar a contribuição do género português para o entendimento e a concórdia.

Durante todo o festival, será possível visitar a exposição “O Fado e a Liberdade” no teatro, Umusic Hotel Teatro Albéniz. criada pelo Museu do Fado e pela EGEAC.

Na Filmoteca Española- Cine Doré, sede tradicional do Festival de Fado, o público poderá desfrutar de uma conferência com Rui Vieira Nery, um dos mais prestigiados musicólogos e historiadores portugueses, além do filme “O Cônsul de Bordéus“, um clássico do cinema internacional que destaca a contribuição portuguesa para a liberdade.

Júlio Resende, atua no dia 5 de junho no Caixaforum Madrid. O seu conceito de “Fado Jazz” é um exemplo perfeito de como o Jazz pode ser um idioma global de expressão musical livre, uma ideia que ele tem mantido desde os seus primórdios, há mais de 30 anos. A liberdade do povo português está intrinsecamente ligada à Revolução dos Cravos de 1974, a qual Resende dedica a sua música “Filhos da Revolução“. O seu trio em Madrid, composto por Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa e Peu Madureira na voz, apresenta uma interação única que revela a rara harmonia entre o Fado e o Jazz, com a participação especial do vencedor do Festival Eurovisão, Salvador Sobral, enriquecendo ainda mais a experiência musical. Essas conexões excepcionais exemplificam a essência da música de Resende: liberdade, profundidade emocional e uma continuidade viva das tradições profundamente enraizadas, marcando sua estreia no Festival de Fado em 2024.

Carminho, a grande voz do fado, apresenta no dia 7 de junho no Umusic Hotel Teatro Albéniz, um concerto exclusivo, percorrendo temas de diferentes álbuns de seu vasto repertório. Com a liberdade e a mulher como eixos centrais, a fadista explora várias combinações dentro dos cânones do fado, movendo-se como peixe na água que lhe pertence. Filha da prestigiada fadista Teresa Siqueira, Carminho nasce entre as guitarras e as vozes do fado, estreando-se em público aos doze anos no Coliseu dos Recreios de Lisboa.

Cristina Branco, que atua no dia 8 de junho no Umusic Hotel Teatro Albéniz, é uma incansável embaixadora da cultura portuguesa no mundo. Ao longo das últimas duas décadas, afirmou-se como uma das cantoras mais prolíficas da atualidade, produzindo uma importante discografia. Embora as suas raízes estéticas estejam profundamente ligadas à música tradicional portuguesa e ao fado, a influência do jazz, da literatura e dos músicos com quem partilha o palco imprime à sua música um carácter universal e um encanto sublime. Em 2024, regressa ao Festival de Fado para apresentar em Madrid o seu mais recente trabalho “Mãe“.

Partilha