Músicos celebram Figurado de Barcelos em palco

O Theatro Gil Vicente em Barcelos recebe este sábado, 25 de Setembro, a apresentação da residência artística “Transfigurado”. Um espetáculo original concebido em residência artística na sala de espetáculos barcelense por quatro músicos convidados e que vai refletir sobre o Figurado de Barcelos.

 

José Roberto Gomes (cordas), Fábio Loureiro (sopros), Pedro Augusto (eletrónica) e José Marrucho (percussão) encontram-se a realizar uma residência artística no Theatro Gil Vicente para preparar um espetáculo inspirado na tradição barcelense na área do artesanato, nomeadamente, no Figurado de Barcelos. O “Transfigurado” assume-se como uma plataforma de pesquisa, de partilha cultural e de produção artística.

 

Este projeto coloca dois músicos barcelenses em diálogo com um par de instrumentistas de outros pontos do país. Sob a curadoria do triciclo e do Jazz ao Largo, os músicos barcelenses foram selecionados na base de dados “Mapeamento Cultural e Artístico de Barcelos”, lançada pelo Município de Barcelos como medida de apoio à cultura no âmbito da Covid-19. Estes artistas com diversas sensibilidades vão refletir sobre uma tradição que se mantém viva e em constante mutação.

 

O Figurado de Barcelos é uma produção artesanal que se reveste de características únicas, quer nas formas, quer nas cores. Destacam-se as peças de cariz religioso, festivo, vida quotidiana, o bestiário e, claro, o famoso galo de Barcelos. A cidade minhota é primeira cidade na Península Ibérica a integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas, na categoria do Artesanato e Arte Popular, num reconhecimento atribuído pela UNESCO.

 

O concerto tem início às 22:00 e a entrada é livre (mediante reserva).

 

Partilha