Moreno Veloso e Bem Gil estreiam em Portugal o espectáculo “BEMgil MORENOveloso”

Moreno Veloso e Bem Gil estreiam no próximo mês de Abril, em Portugal, o seu espectáculo “BEMgil MORENOveloso”. A digressão passará por Coimbra no dia 12, Arcos de Valdevez no dia 13, Lisboa no dia 16 e Espinho no dia 20.

Moreno e Bem sempre conviveram familiarmente, sempre viveram rodeados de música e dos maiores nomes da música brasileira. A sua trajetória pessoal e musical foi-se cruzando e fortalecendo ao longo dos anos.

Apesar da licenciatura em física, Moreno manteve sempre a ligação com o universo musical. Cantor, compositor, multi-instrumentista – guitarra, bateria, violoncelo, prato, percussões – produtor,  é  no âmbito do projecto + 2 com Domenico Lancellotti e Alexandre Kassin que lança o seu primeiro disco “Máquina de Escrever Música” (2000). A par de outros projectos (como a Orquestra Imperial) e colaborações com diversos artistas e músicos, um trabalho exímio de produção, edita o seu 2º álbum de originais “Coisa Boa“ em 2014. Ao lado de figuras como Domenico Lancellotti, Kassin e Pedro Sá, as suas produções influenciaram e formaram uma geração de músicos e artistas da qual Bem faz parte.

Bem Gil começou a actuar de forma mais constante com o grupo TONO, formado com os parceiros Rafael Rocha, Bruno Di Lullo e Ana Cláudia Lomelino (mãeana). Multi-instrumentista, compositor, produtor, é também diretor artístico e musical.

O trabalho de Bem e Moreno foi-se cruzando aos poucos e os seus parceiros musicais tornaram-se comuns. Juntos produziram os discos “Gilbertos Samba” e “Gilbertos Samba Ao Vivo” e foram os responsáveis pela produção musical do espectáculo “Dois Amigos e Um Século de Música”, dos seus pais Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Em 2017, assumindo a direção musical e artística de “REFAVELA 40” – comemoração dos 40 anos da edição de um dos mais emblemáticos discos de Gilberto Gil – Bem convida Moreno para o projecto e juntos partilham o palco na tour pelo Brasil.

No início de 2019, Moreno e Bem estreiam um novo espectáculo – o seu – no Rio de Janeiro. O sucesso (e o divertimento!) foi tal que nas pausas da Tour “Ofertório“, com que Moreno percorreu o mundo com Caetano, Zeca e Tom, e de “OK OK OK“, o espectáculo de Gilberto Gil dirigido por Bem, outras datas foram marcadas e, rapidamente retomadas no pós-pandemia.

 

12 de Abril – Convento São Francisco – Sala D. Afonso Henriques, Coimbra

13 de Abril – Casa das Artes Arcos de Valdevez

16 de Abril – Teatro Maria Matos, Lisboa

20 de Abril – Auditório de Espinho | Academia

Partilha