“Meu Bairro, Minha Língua” será o ponto alto da reabertura do Museu da Língua Portuguesa

Fechado após o incêndio em 2015, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, terá no dia 5 de maio de 2021 (Dia Internacional da Língua Portuguesa), o 1.º evento comemorativo da reabertura das suas atividades. Nesta celebração, ganhou destaque o videoclipe de uma canção que aborda a descolonização da língua.

 

Meu Bairro, Minha Língua” propõe nos seus versos a redescoberta das nossas raízes, das nossas heranças culturais e relações históricas. Fá-lo por intermédio das vozes potentes de artistas de países que falam a língua portuguesa, como Portugal, Brasil e Cabo Verde.

A música fala de reconexão e reconstrução de laços e também do pensamento de uma nova lusofonia, sobretudo no período da pandemia, quando muitas vozes ecoaram por direitos ainda não conquistados”. As palavras são do compositor Vinicius Terra, rapper da Pavuna (bairro periférico do Rio de Janeiro), ativista cultural e professor de português e literatura.

 

Vozes consagradas do universo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), como Elza Soares, Linn da Quebrada às quais se juntam Sara Correia, Dino D’Santiago, para além do próprio Vinicius Terra, participam da iniciativa.

 

A música, produzida à distância devido à pandemia, tem igualmente um videoclipe, um documentário e uma websérie com 8 episódios (que têm sido exibidos todas as quartas-feiras, às 20h no  Youtube.) sobre o processo criativo da canção. “A proposta de criarmos uma música colaborativa era sair do Brasil para encontrar outros artistas em países como Portugal, Cabo Verde e Angola. Não foi possível devido à pandemia, mas ao mesmo tempo conseguimos gravar, produzir e até concluir a websérie com 8 episódios tudo à distância”, complementa o artista.

Partilha