Cine-Teatro de Estarreja apresenta a programação online e presencial de abril

Sob o signo… Abril, eventos mil!, o Cine-Teatro de Estarreja (CTE) continua com uma programação diversificada online e gratuita, que será transmitida na página oficial do Facebook, Youtube e site. Cinema, teatro, dança, música e conversas são bons motivos para reunir a família em casa e usufruir o melhor que a cultura tem para oferecer. Este mês é sinónimo de celebração de liberdade e festejado com a reabertura do CTE.

O CTE convidou e os artistas não hesitaram em falar sobre a atualidade da cultura, desafios, carreiras profissionais e até algumas curiosidades. A rubrica “À Conversa Com…” decorre sempre à sexta-feira, às 21h30. O primeiro convidado, dia 2, é o maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmonia das Beiras, António Vassalo Lourenço.

Os protagonistas da segunda conversa são Sara Henriques, atriz, marionetista, encenadora e codiretora artística, e Rui Rodrigues, escultor, direção de arte e codiretor artístico, da “Red Cloud”, uma companhia portuguesa de marionetas, sediada em Aveiro. No dia 9, os convidados falam ainda do desafio que o Município de Estarreja lhes lançou: a curadoria da exposição sobre o Carnaval de Estarreja.

Ela é ensaiadora e encenadora da oficina de formação teatral estarrejense, o Teatro do Desassossego. Dia 16 é a vez de Tanya Ruivo.

Dino D´ Santiago é um nome que dispensa apresentações. Músico, cantor e compositor português, que lançou o seu novo álbum, “Kriola”, no período de isolamento social, vai estar à conversa com o CTE dia 23.

 

No dia 4, às 21h30, ensembles da Banda Visconde de Salreu voltam a tocar, depois de a pandemia ter obrigado as Bandas Filarmónicas a silenciarem os instrumentos. Um concerto esplendoroso com um repertório multifacetado a que chamaram “Depois do Silêncio”.

A Banda Bingre Canelense apresenta os seus ensembles, dia 25, às 21h30, para celebrar a revolução dos cravos de 1974. Intitulado “Sons de Liberdade”, o concerto evocará a liberdade de abril. Será um espetáculo de palco cheio, para levar para casa e lembrar esta data tão importante da História de Portugal!

 

Abril é o mês que assinala a reabertura de portas da maior sala de espetáculos estarrejense. Dia 30, voltam a receber o público com um espetáculo músico-teatral, “CAR12 – A Grande Viagem”, integrado no Alavanca – Festival de Teatro de Avanca, promovido pela Companhia de Teatro KOPINXAS, com o apoio do Município. Esta produção da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) junta no palco dois “músicos-atores” e conjuga o humor com música, viajando por novos instrumentos e sonoridades de forma criativa e inesperada.

Dia 3, às 21h30, o Quarteto de Cordas de Matosinhos propõe um concerto de celebração da Páscoa com um programa assente na cultura tradicional portuguesa denominado “Uma Páscoa Portuguesa”. Durante este mês há dois concertos do OuTonalidades – circuito português de música ao vivo de boa música e em português para assistir, às 21h30, com António Silva e Nuno Castelhano, no dia 10, e com Luca Argel, no dia 24.

O espetáculo de dança “Terra Chã”, da Companhia de Dança Contemporânea de Évora transporta a alma do Alentejo para o palco partilhado pelos “Ganhões”, cantadores de Castro Verde, na exaltação do Cante Alentejano, Património Imaterial da Humanidade. Um espetáculo de dança, que já subiu com êxito ao palco do CTE, para revisitar no dia 17.

Há um septeto de jazz, formado maioritariamente por músicos estarrejenses, que deve ouvir, no dia 1 de maio. Celebrando o Dia Internacional do Jazz, o Septeto Estarrejazz, que mantém vivo o Festival que tem lugar todos os anos no mês de outubro, apresenta um concerto que nasceu especialmente para marcar esta data.

Partilha