A cantora portuguesa Maria Mendes acaba de ser nomeada para os Grammys na categoria de Melhor Arranjo Instrumental e Vocal pelo trabalho na canção “Asas Fechadas”. Os créditos de arranjos desse tema são repartidos por Maria Mendes e John Beasley, pianista e orquestrador com uma carreira de mais de quatro décadas ligada a nomes tão diversos quanto os de Miles Davis ou Diane Reeves e Steely Dan. Maria Mendes está nomeada na mesma categoria em que competem artistas de renome como Pat Metheny ou Jacob Collier.
Para lá da nomeação para os Grammys, a artista recolheu ainda importantes nomeações para os Grammys Latinos e também para o Edison – galardão de referência na indústria holandesa na categoria de Melhor Disco de Jazz Vocal do Ano.
O tema que agora merece a nomeação dos Grammys, tornado famoso como importante parte do reportório de Amália Rodrigues, é o único em língua portuguesa nomeado nesta categoria. Original de Alain Oulman e Luís Macedo, conta aqui com um arranjo da dupla Mendes / Beasley que é interpretado pela orquestra holandesa Metropole Orkest.
O processo criativo adotado por Maria Mendes e o John Beasley implicou alterações na harmonia, melodia e ritmo originais do fado para que, e segundo a própria artista portuguesa, “uma sonoridade Jazz, majestosa e glamourosa ao estilo de uma cena de filme pudesse ser contemplada no novo arranjo para formação de orquestra de câmara”.