Manta Amniótica… Uma Jornada Sonora de 12 Horas no Teatro Ribeiro Conceição

Na noite de 29 de dezembro, o Teatro Ribeiro Conceição em Lamego transformará-se para uma experiência musical com o projecto “Manta Amniótica“. Com início às 22h00 e por 12 horas consecutivas, sete músicos de drone, ambient e música improvisada conduzirão o público numa viagem sonora que desafia as fronteiras do tempo.

Os concertos serão de Sal Grosso, Aires, Bernardo Álvares, Quatroconnection, Paulo Vicente, twistedfreak e Ricardo Cabral. As actuações, sem pausas e interligadas, tentarão criar um diálogo contínuo entre os músicos, o público e o próprio espaço do teatro. Para além da actuação individual, o alinhamento contará ainda com formações entre os sete músicos.

 

A sessão desafia não apenas a música, mas também as relações emocionais que temos com ela, especialmente durante o sono. Como a música influencia os nossos sonhos? Pode transformar um teatro num ambiente tão acolhedor quanto o nosso quarto? Estas são perguntas que talvez não tenham respostas definitivas, mas a partilha desta experiência comum será o início dessa jornada de descoberta.

Além disso, o Teatro Ribeiro Conceição oferece possibilidades infinitas. A Manta Amniótica desafia a perceção tradicional do teatro, transformando o palco num espaço íntimo, quanto possível.

O processo criativo dos músicos envolve a criação de 90% do repertório exclusivamente para esta noite, promovendo uma abordagem orgânica e experimental à música.

O design cuidado de luz e do som tentará garantir que os participantes possam adormecer no palco com a tranquilidade habitual. O alinhamento acompanhará as horas, começando com um volume mais alto e gradualmente diminuindo até o suave sussurro da madrugada.

Partilha