M.Ou.Co. apresenta destaques da programação até final do ano

Workshops, concertos, dj sets, conversas sobre o mundo das artes e muito mais. A programação cultural do M.Ou.Co., para o mês de novembro, oferece um conjunto de opões para quem quer aprender mais sobre o mundo das artes ou simplesmente desfrutar de um espetáculo que inspire criatividade.

Já dezembro será, por sua vez, um mês com convidados de ouro, figuras que vão permitir encerrar em grande o ano em que o M.Ou.Co. nasceu.

Todas as sugestões posicionam este projeto multidisciplinar – que abrange as vertentes de hotelaria, restauração e sala de espetáculos – na senda da dinamização da cultura na cidade Invicta, missão a que o M.Ou.Co. se propôs desde a sua inauguração, no passado mês de setembro.

 

Novembro começa com um “minifestival”, realizado em parceria com a marca Estrella Galicia – o SONEG –, que invade o M.Ou.Co. nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, a festa começa às 19h00, com um dj set surpresa (cujo nome será anunciado brevemente, numa data mais próxima da realização do evento). Às 21h30, o destaque centra-se na banda dinamarquesa de rock experimental Efterklang.

 

O segundo dia do evento arranca com a segunda sessão do Falatório – ciclo dedicado a debates com profissionais do mundo do espetáculo. Agendada para 6 de novembro, às 17h00, esta conversa contará com David Pedrouzo – assessor e cogestor da programação musical do SONEG, iniciativa que a Estrella Galicia tem promovido em vários locais e, agora, no M.Ou.Co. –, que irá falar sobre parcerias e internacionalização. Mais tarde, às 19h00, é a vez de A Pacheco nos presentear com um dj set e, às 21h30, o indie rock dos portugueses First Breath After Coma invade a Sala M.Ou.Co..

 

Presos por Cordas” será o primeiro workshop em que, durante três dias (19, 20 e 21 de novembro), os participantes poderão dedicar-se exclusivamente ao contacto com o universo dos instrumentos de cordas, numa experiência pedagógica e de convívio em torno da música. A iniciativa arranca às 18h00 com um welcome drink, a que se seguirá a palestra de Tico Rodrigues (Luthier e proprietário da Porto Guitarra) subordinada ao tema “O som dos cordofones: Expectativas, frustrações, truques e a glória”. O dia não termina sem música, claro, oferecendo um showcase dos “Colectores”, banda de música instrumental que recorre a instrumentos populares, como o cavaquinho português e o bandoloncelo, e que cruza imaginários musicais fazendo a ponte entre o universo “folk” e as linguagens da música contemporânea, num espetáculo que será aberto ao público em geral.

 

No segundo dia deste programa imersivo (20 de novembro), a programação arranca às 11h30 com a primeira masterclass dedicada à “Saúde do Músico”, que será um dos temas centrais e constantes nas atividades do M.Ou.Co., pretendendo-se, nestas sessões, abordar questões de ergonomia, posicionamento e boas práticas e, ainda, comportamentos a adotar pelos praticantes destes mesmos instrumentos. A sessão será orientada por Flora Vezzá, fisioterapeuta especializada em Ergonomia e que se dedica, há mais de uma década, à saúde dos músicos.

 

Na parte da tarde, às 14h30, é hora de assistir a “Mano a Mano, da sala de estar ao palco”, um concerto-conversa com os guitarristas André Santos e Bruno Santos. Às 17h30, tem início o workshop de João Diogo Leitão, explorador da guitarra braguesa e suas abordagens, sobre o tema “Caminhos para a contemporaneidade das violas de arame/cordofones tradicionais portugueses“.

O mesmo músico apresentará, às 21h30, um showcase com o seu projeto de originais. A sessão é aberta ao público em geral. Destaque, no dia 21 de novembro, para um workshop prático com os guitarristas Frankie Chavez e Peixe, que fecharão a programação do “Presos por Cordas” com o concerto “Miramar”. O momento está agendado para as 19h00 e será, também, aberto ao público em geral.

 

As novidades de novembro não ficam por aqui: a 27 novembro, às 19h00, Maria Gambina oferece um dj set que promete animar a tarde no M.Ou.Co., no âmbito das sessões de “Música com Rótulo”. A fechar o mês com chave de ouro, a Sala M.Ou.Co. será uma das paragens da tour internacional do britânico Scott Matthews. Neste concerto especial, agendado para 28 de novembro, às 19h00, o músico irá presentear o público com os temas que farão parte do sétimo álbum, que tem vindo a ensaiar na sua igreja local e onde explorou novas sonoridades e horizontes musicais.

 

Já para 7 de dezembro está agendada a segunda sessão de “Música com Rótulo”, desta feita com o dj set de Chico Ferrão. A Sala M.Ou.Co. será ocupada nos dias 10,11 e 12 de dezembro pela companhia de teatro Seiva Trupe, que apresentará em três sessões, o espetáculo “Rap Global” – uma adaptação do livro de poemas do escritor Boaventura de Sousa Santos. O autor, doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale e professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, marcará presença no M.Ou.Co. a 11 de dezembro, às 17h00, para uma conversa em torno da sua obra, naquela que será a terceira sessão da iniciativa Falatório.

 

De volta à música, no mês de dezembro, o M.Ou.Co. recebe a pianista polaca Hania Rani – que habita no mesmo universo de músicos e compositores como, por exemplo, Òlafur Arnalds – para um concerto agendado para as 21h30. A fechar o ano em que abriu portas, o M.Ou.Co convida o público a fazer parte do concerto dos Clã, a 20 de dezembro, pelas 21h30, já com plateia em pé, um momento que se assume como um presente de Natal antecipado. Além de toda esta oferta, o M.Ou.Co. reserva, ainda, muitas outras surpresas, a anunciar oportunamente.

Partilha