Lisbon Sisters de Mário Coelho no Centro Cultural de Belém

Partindo do universo criado por Jeffrey Eugenides na obra literária As Virgens Suicidas (1993), Lisbon Sisters pretende desbravar e desenvolver alguns dos pontos e temáticas propostas na obra original.

 

A obra fictícia de Jeffrey conta a história de um grupo de cinco irmãs, de apelido Lisbon, acabadas de chegar a um bairro típico dos subúrbios de Michigan, nos Estados Unidos. Educadas de forma rígida e num ambiente severo, a vida destas irmãs sofre uma grande reviravolta após o suicídio da mais nova, Cecilia – é na sequência deste acontecimento que, a mando dos pais e sob o seu olhar atento, as irmãs abandonam a escola e começam a passar o resto dos seus dias enclausuradas em casa.

 

No entanto, sabemos tudo isto somente através dos relatos dos vários rapazes vizinhos, em discurso indireto – relatos, estes, que possuem um carácter inevitavelmente místico e inocente de um grupo de adolescentes que estão enamorados por aquelas jovens raparigas.

 

Assim sendo, este espetáculo, Lisbon Sisters, pretende focar-se precisamente no intervalo da narrativa de Jeffrey em que as irmãs estão trancadas nos seus quartos. Uma vez que a obra original nos dá poucas referências desses dias (sabemos apenas que culminará num suicídio coletivo), o desafio será o de criar e desenvolver um discurso direto, para estas jovens raparigas, numa tentativa de perceber e de olhar para o que poderão ter sido aqueles dias em que lhes foi retirada a liberdade e juventude.

 

Lisbon Sisters, de Mário Coelho, estará em cena entre os dias 23 a 26 de Setembro, no Centro Cultural de Belém

Partilha