Katush… reimaginando os princípios definidores num contexto contemporâneo

É num espaço amplo, despojado, com a ressonância vintage de uma antiga garagem automóvel, que se desenrola o calendário de desfiles do 52º Portugal Fashion Imagine.

O espaço serve de quartel-general do evento recebe igualmente a 4.ª edição do CANEX Presents Africa @ Portugal Fashion.

O programa CANEX (Creative Africa Nexus) resulta de uma parceria entre a ANJE, através do Portugal Fashion, e o banco africano de export/import Afreximbank, com o objetivo de promover a indústria têxtil e de vestuário africana em Portugal.

 

Nascida de um arquiteto que toca baixo e de uma psicóloga que ama plantas, não é de admirar que Katungulu Mwendwa tenha acabado por seguir uma carreira criativa. Costumava passar os seus dias no navio curio da sua avó, onde se tornou fascinada por artesãos quenianos como Akamba, cujos artigos decoravam as prateleiras. Alguns anos depois, mudou-se para o Reino Unido para prosseguir uma licenciatura em Design de Moda pela Universidade de Artes Criativas, uma experiência que aguçou a sua perspetiva de design e onde começou a sonhar em começar a sua própria linha. Inspirada pelos artesãos do Quénia e expulsa pelo frio, regressou ao Quénia, onde continua a trabalhar com artistas, artesãos, pensadores e filósofos para reimaginar a moda africana moderna. Katush é uma super-heroína quotidiana – abraçando o respeito pelo ambiente, pelas pessoas e a história de África para o cidadão global consciente de si próprio que procura qualidade, versatilidade e design original.

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Reportagem: TL

Partilha