Franjas, folhos, lantejoulas… Os “amores” de Nuno Miguel Ramos

É num espaço amplo, despojado, com a ressonância vintage de uma antiga garagem automóvel, que se desenrola o calendário de desfiles do 52º Portugal Fashion Imagine. Nuno Miguel Ramos foi um dos nomes que marcou presença no segundo dia de desfiles do Portugal Fashion. Nada melhor que as palavras do criativo para descrever os seus amores…

 

“Franjas, folhos, lantejoulas…

Eu poderia dar 88 razões em 88 segundos para justificar o meu amor por estas coisas. Uma das minhas primeiras memórias de criança é sentar-me à beira do palco a ver o grupo folclórico a dançar durante as festas da aldeia onde nasci. Esse movimento e adrenalina estão gravados na minha memória para sempre. Pensei em abordar e aprofundar o tema do folclore, mas depois distraí-me e vi coisas que levaram a minha criatividade para outro lugar. Eu desenho uma ideia e começo a modelar no busto, mas 88% das vezes acaba por se tornar algo completamente diferente do desenho. Eu não me consigo concentrar, mas acabo por adorar o resultado.

Às vezes não, mas, 88% das vezes, sim. Quando corto alguma coisa mal, ou costuro qualquer coisa do lado errado, 88% das vezes deixo o erro e trabalho à volta dele. Honestamente, não posso dar um motivo pelo qual fiz esta coleção. É um reflexo das minhas distrações neste momento. Apenas 88% dos tecidos são novos. Os outros são reaproveitados para acabar com o stock. Alguns dos vestidos serão de edição limitada. Também não sei se 88% é um número real, mas é um número forte, por isso vai ter de acreditar que sim. E se precisava de um sinal, “O número 88 traz mensagens de abundância, estabilidade e segurança. Ver esse número é um sinal de que grandes coisas estão a caminho. Os seus anjos apreciam e aplaudem o seu trabalho árduo e o universo está pronto para compensá-lo por tudo o que tem feito.”

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Reportagem: TL

Partilha