INSPIRAL de regresso em Fevereiro com Tomara

O INSPIRAL, que teve a sua 1ª Sessão de 2019, no passado dia 9 de janeiro, com a atuação de Dan Riverman, pretende cativar a atenção do público para os espaços e equipamentos culturais do concelho e este ano contará com várias novas sessões, nomeadamente com as atuações de Tomara, Cristóvam, Sara Cruz e o italiano The Heart and The Void.

 

No próximo dia 9 de fevereiro, terá lugar a 6ª sessão do INSPIRAL que, desta feita, contará com a atuação de Filipe Monteiro, com o seu projeto Tomara, no Núcleo Museológico Mercearia Central, Casa Tradicional, situada na vila de Água de Pau, na Lagoa.

Filipe Monteiro aprendeu muito jovem a tocar piano, órgão e guitarra, sendo que, ainda adolescente compôs vários temas originais para peças de teatro. Depois de algumas experiências em bandas de garagem, colaborou na formação dos Atomic Bees que editaram um único registo, “Love Noises and Kisses”, onde Rita Redshoes, parte integrante do grupo, seguiu carreira a solo e Filipe Monteiro continuou a acompanhá-la nesse percurso.

Por outro lado, o artista concluiu o curso de Design de Comunicação, na Faculdade de Belas Artes, onde no domínio audiovisual, produziu e realizou videoclipes, DVD, documentários e desenhou a parte visual de alguns concertos de artistas como os Da weasel, Paulo Furtado, David Fonseca, Rita Redshoes, António Zambujo e Márcia. No entanto, nunca deixou de trabalhar como músico, tanto no estúdio como ao vivo, tendo arranjado e produzido discos de Rita Redshoes, “Golden Era” em 2007 e “Lights & Darks” em 2010, e de Márcia, “Casulo” e “Quarto Crescente”, este em co-produção com o brasileiro Dadi Carvalho (Marisa Monte, Tribalistas, Carminho, Caetano Veloso, entre outros).

Tomara é a sua primeira obra em nome próprio, onde “Favourite Ghost” foi editado em setembro de 2017 e inclui os temas “Coffee and Toast” e “For No Reason”.

 

photo: Paulo Homem de Melo / arquivo Glam Magazine

Partilha