Imaginarius’19 recebeu 90 000 espetadores e encerrou com “Globe”

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, que decorreu entre 23 e 25 de maio, em Santa Maria da Feira, encerrou a sua 19ª edição com balanço positivo. Nos 3 dias de festival, cerca de 90 000 espetadores assistiram aos inúmeros espetáculos protagonizados pelos 247 artistas de 12 países distintos, no espaço público do centro histórico de Santa Maria da Feira.

 

Em resultado do estudo de públicos realizado durante o festival, a maioria dos espetadores situam-se nas faixas etárias entre os 35-44 e entre os 25-44 anos, sendo que 59% do público é feminino.

Relativamente ao local de origem, 26% dos espetadores são do concelho de Santa Maria da Feira, 38,3% chegaram a Santa Maria da Feira do território nacional – de norte a sul de Portugal e Ilhas, e 3,70% do estrangeiro.

 

De referir que o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, uma referência em Portugal e no estrangeiro, apresentou-se, este ano, com um novo modelo de gestão, com o Município de Santa Maria da Feira a assumir não só a gestão de produção, mas também a responsabilidade de toda a direção de programação do festival.

 

A programação apostou, uma vez mais, na qualidade e diversidade dos espetáculos, levando à cidade feirense, não apenas ao espaço público do centro histórico, mas também às habitações dos moradores desta zona histórica, ao Cineteatro António Lamoso, aos Claustros da Igreja Matriz, ao Mercado Municipal, ao Museu Convento dos Lóios e à Biblioteca Municipal, grandes companhias nacionais e internacionais com 17 disciplinas artísticas, destacando-se o teatro, o circo, a dança, a música e a realidade virtual. ”Globe” encerrou o festival

O Imaginarius voltará a transformar Santa Maria da Feira num palco gigante, em maio de 2020, com a mesma ambição e dinamismo de sempre, apresentando propostas inovadoras e irreverentes, sob o tema Mito.

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Partilha