Ice Merchants vence Prémio de Melhor Curta-Metragem nos Annie Awards

Ice Merchants, de João Gonzalez, venceu o prémio de melhor curta-metragem na 50.ª edição dos Annie Awards, em Los Angeles!

Estes são os mais importantes prémios norte-americanos do cinema de animação, atribuídos pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação. Esta é a segunda vez que uma curta portuguesa sai vencedora: em 2020, fora a vez de Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa.

 

A vitória de João Gonzalez acontece na antecâmara dos Óscares, para os quais Ice Merchants está nomeado, agendados para daqui a duas semanas, a 12 de março.

 

De lembrar o percurso único do filme de João Gonzalez: foi o primeiro filme de animação português a ser premiado em Cannes; foi um dos 5 nomeados para os Prémios do  Cinema Europeu; somou 9 prémios em festivais qualificantes para o Óscar da Academia Americana; conquistou cerca de 50 outros prémios e menções especiais em festivais de cinema; ultrapassa as 100 seleções oficiais em festivais de todo o mundo em menos de um ano de circuito. E, pela primeira vez na história do cinema português, é um dos 5 nomeados para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação da 95.ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

 

Ice Merchants, com produção da Cola animation e Wild Stream, está nas salas de cinema em Portugal desde 16 de fevereiro, com distribuição da Cinemundo.

Partilha