Grutera apresenta… “Aconteceu“… e é o próprio musica que apresenta o mais recente trabalho…
“Aconteceu foi composto ao longo de 5 anos, depois de ter saído Sur Lie, e é o meu 4.º disco de originais. Foi um disco feito durante um longo hiato longe dos concertos, fazendo com que toda a atenção tenha caído sobre a composição.
Comecei a compô-lo numa espécie de residência que fiz em Braga com o Tiago e Diogo Simão, no final de 2017, onde inicialmente a ideia seria ter mais instrumentos, mas sentimos que as músicas pediam para deixar todos os temas mais livres de interpretação. Procurei explorar um som mais denso, mais cheio e corpulento, recorrendo por isso pela primeira vez a uma guitarra semiacústica eletrificada e à utilização de loops e efeitos.
Foi captado e masterizado pelo Tiago e Diogo Simão, dois amigos que gravaram os anteriores 3 discos. Desta vez gravámos em casa dos meus pais, numa pequena adega, o que ajudou bastante, não só na sonoridade, como também na inspiração, tendo sempre o conforto de uma casa onde, apesar de já não viver, sabe sempre bem regressar.
O disco arranca com alguns temas mais próximos do que era Grutera nos discos anteriores, com um som mais limpo e melodias mais similares aos anteriores trabalhos e vai gradualmente ganhando mais electricidade e corpo até ao final do álbum, num crescendo de experiências entre loops e efeitos. Os temas “falam” essencialmente sobre memórias e fases da vida que foram “acontecendo” ao longo destes 5 anos, onde me afastei um pouco dos palcos e da indústria da música para me dedicar apenas a compor e a outros projectos. É essencialmente isso, um disco de catarse em que cada canção diz respeito a uma recordação ou um sentimento, canalizado para uma guitarra.”