Gomes Aires estreia-se com o EP “Gomes Aires 1”

Uma televisão ligada durante as férias de Verão, a camisa que se veste para ir a um funeral, as intrincadas leis da primitivação matemática ou a teoria da deriva continental, são o ponto de partida de cada uma das 4 canções que compõem o EP de estreia de Gomes Aires, “Gomes Aires 1“.

 

O mundo à nossa volta é pleno de significados e cada momento carrega consigo subtilezas que nem sempre conseguimos compreender. De quatro constatações tão distintas, Gomes Aires constrói histórias voltadas para dentro, procurando atribuir acepções aos pequenos actos da nossa vida, dos mais banais, aos mais enigmáticos.

Gomes Aires não se identifica como cantautor porque acredita que as canções já existiam antes de serem escritas. Vivem entre nós: no ar, nos sons, nos passos, naquilo que fazemos, nos pensamentos e emoções, sendo mais evidentes quando estes transbordam. Para Gomes Aires, compor, mais do que criar, é uma tentativa de reprodução daquilo que é íntimo e essencial à experiência humana – não apenas a sua, mas a de qualquer um. Algumas das canções que Gomes Aires compôs ao longo dos últimos anos têm, para si, um lugar especial. Por considerar que mereciam uma existência mais digna do que as maquetes caseiras que grava, recorreu ao Aquário Clube para as transformar em canções que pudessem ser ouvidas pelos outros. Assim, Gomes Aires escolhe o seu apelido para se apresentar, porque as suas canções não têm nome próprio.

 

Partilha