A grande cantora brasileira Gal Costa está de regresso a Portugal para apresentar “As Várias Pontas de uma Estrela” em Lisboa e no Porto. A artista apresentar-se-á no dia 15 de novembro, no Coliseu dos Recreios, e no dia 20 de novembro, na Casa da Música.
A ligação de Gal com Portugal vem do berço: o seu avô é nascido na Ilha da Madeira. Ao longo dos quase 60 anos de carreira, estreitou as relações com o país em diversas apresentações. Numa das mais marcantes, Gal reconheceu na plateia a incrível Amália Rodrigues, de quem é fã declarada, e convidou-a para cantar. No seu mais recente disco, “Nenhuma dor”, de 2021, a música portuguesa foi representada pela participação de António Zambujo. Os dois cantam juntos “Pois é”, que está no roteiro na digressão que a artista traz agora para a Europa.
No repertório, além da canção que dá origem ao concerto – uma composição de Milton Nascimento e Caetano Veloso, de 1982 – Gal cantará os seus grandes sucessos como “Baby”, “Festa do Interior”, “Divino Maravilhoso”, e também composições de outros grandes nomes da música brasileira, tais como Tom Jobim, Dorival Caymmi, Chico Buarque e Caetano Veloso.
Durante a pandemia Covid-19, Gal Costa testou o formato de piano, baixo e bateria – trocando o acompanhamento de violão pelo piano. A banda que subirá ao palco com a cantora é formada por Fábio Sá (baixo elétrico e acústico), André Lima (piano) e Victor Cabral (bateria e percussão).