Festival transfronteiriço Regards Croisés Portugal está de volta

A 5ª Edição do festival transfronteiriço Regards Croisés Portugal acontece em Vila Nova de Gaia entre os dias 4 e 7 de abril de 2024. O Armazém22 e o Auditório Municipal de Gaia vão acolher espetáculos de dança contemporânea, ensaios abertos e workshops para bailarinos e público em geral.

Regards Croisés Portugal é um projeto de cooperação coreográfica para a difusão da dança contemporânea e a promoção de encontros entre o público, artistas e estruturas educativas, segundo a prática de diferentes visões artísticas e culturais oriundas de realidades geográficas distintas (Portugal, Espanha, França). O festival é organizado, desde 2020, pela Kale Companhia de Dança, em parceria com Centro Coreográfico Nacional Malandain Ballet Biarritz e Fundición Bilbao (Bilbao-Espanha), com o apoio da Câmara Municipal de Gaia.

Na abertura oficial, no Auditório Municipal de Gaia a 5 de abril, propõe-se a nova criação da Kale Companhia de Dança: BORDERS. Seguindo o espírito de partilha de linguagens transfronteiriças do certame, a Kale convida 3 coreógrafos de cada país representado – França, Espanha, Portugal – a desenvolver uma criação original para os intérpretes da companhia.

Num espetáculo em formato triplo, partilha com o público a visão de três coreógrafos de diferentes linguagens: Bruno Alexandre (PT), criador crescente na cena portuguesa, Eneko Gil Alberdi (ES), antigo bailarino da companhia basca Kukai Dantza Konpainia que inicia o seu percurso coreográfico e Gael Domenger (FR), ex coreógrafo assistente de Thierry Malandain, diretor artístico do Centro Coreográfico Nacional Malandain Ballet Biarritz, caracterizado por um forte questionamento artístico na pluridisciplinaridade artística. Os coreógrafos são convidados a explorar a noção de fronteiras | barreiras | limites, ou a sua ausência.

A nova criação da KALE estreou no Cineteatro Alba, a 9 de março, e conta com a coprodução do Cineteatro Alba de Albergaria-Velha, Teatro Gil Vicente de Barcelos, CCN Malandain Ballet Biarritz (França), Câmara Municipal de Gaia / Auditório Municipal de Gaia e Centro Cultural Carregal do Sal.

A 6 de abril, no Armazém22, segue-se a companhia francesa SINE QUA NON ART, sob a direção artística de Jonathan Pranlas-Descours & Christophe Béranger, com a estreia nacional do espetáculo “DESIRES’S SERIES #1”, um solo disruptivo sobre o questionamento do desejo, natureza e humanidade.

O encerramento do festival acontece dia 7 de abril, no Auditório Municipal de Gaia, com a companhia de Matxalen Bilbao, apresentando ”SERENITY SUITE”, um dueto intergeracional interpretado por Matxalen Bilbao e Natalia García, onde duas mulheres – com quase três décadas de diferença – partilham o palco numa peça de grande maturidade artística, tanto na sua escrita coreográfica como na sua interpretação. Destaque para a rúbrica “JANELA PORTUGAL”, espaço de visibilidade aos coreógrafos portugueses emergentes que, em 2024, estará consagrada à coreógrafa Sara Garcia, com estreia absoluta de C(H)ORO, no Armazém22, dia 7 Abril às 17h00.

Partilha