Na semana em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, e sob inspiração da Revolução dos Cravos, a Orquestra de Jazz de Espinho lançou o repto a oito compositores para criar obras inéditas sobre canções icónicas que, à volta do globo, materializaram o protesto, a luta pela liberdade, a defesa dos direitos humanos, da justiça e dos mais elementares princípios da dignidade humana.
De José Afonso a Nina Simone, de LLuis LLach à Liberation Music Orchestra, de Sérgio Godinho a Sam Cooke, o repertório deste concerto propõe uma visão da música como motor para a mudança, mediação coletiva, grito de liberdade. Os compositores convidados para os arranjos das “Canções de Liberdade” são Carlos Azevedo, Daniel Bernardes, Estela Alexandre, Johannes Krieger, José Pedro Coelho, Nazaré Silva, Paulo Perfeito e Telmo Marques.
Para dar voz a estas canções, JP Simões e Marta Ren juntam-se em palco com a Orquestra de Jazz de Espinho, sob direção musical de Eduardo Cardinho e Paulo Perfeito. Com a primeira data quase esgotada, dia 26 de abril, o Auditório de Espinho anuncia data extra para 30 de abril.