Festival Imersivo regressa de 14 a 17 Abril

Em 2023, o Projecto DME apresenta a 2ª edição do Festival Imersivo, um evento anual dedicado à música electroacústica que coloca em destaque os dois sistemas de som em forma de cúpula do espaço Lisboa Incomum.

Trata-se de um sistema constituído por colunas dispostas no espaço, envolvendo a audiência numa cúpula, permitindo uma percepção profunda do parâmetro Espaço em Música, numa imersão de um fluxo de sons e movimentos.

 

O festival decorrerá de 14 a 17 de Abril, promovendo seminários de composição, uma instalação sonora e concertos, com uma aposta na vertente multidisciplinar que cruzará a música com a dança contemporânea.

Nos quatro dias, todos os concertos serão às 19:30. O Festival Imersivo regressa com uma forte componente de pesquisa e criação de obras para sistemas imersivos, com um ciclo de conferências e concertos.

Os compositores convidados serão Annette Vande Gorne (Bélgica), uma das compositoras mais conceituadas da música electroacústica e com um vasto trabalho no campo do Espaço como parâmetro musical, sendo fundadora da Musiques & Recherches, Daniel Teruggi (Argentina/França), antigo director do GRM (Groupe de Recherches Musicales) de Paris, criado por Pierre Schaeffer, e Jonty Harrison (Reino Unido), compositor de renome e director do estúdio BEAST (Birmingham ElectroAcoustic Sound Theatre).

Também o compositor português Carlos Caires fará uma apresentação da nova versão do seu software IRIN, agora preparado para difusão no sistema de dezasseis canais. Estará ainda patente no Lisboa Incomum, durante os dias do festival, uma instalação sonora da autoria da artista Dullmea, que poderá ser visitada entre as 14h e as 21h.

No campo multidisciplinar, o bailarino português Ângelo Cid Neto, da companhia Sentidos Ilimitados, apresentará uma nova coreografia criada a partir de três obras dos compositores convidados.

Todos os concertos são gratuitos

Partilha