festival Appleton Garagem dedicado às artes intermédia

De 15 a 31 de julho realiza-se a 1ª edição do festival Appleton Garagem, um ciclo de arte intermedia, que reúne artistas internacionais e portugueses, em três locais distintos da cidade de Lisboa: a Igreja de Santa Isabel, em Campo de Ourique, o Terraço do Centro Cultural e o espaço Appleton Square, ambos situados no Bairro de Alvalade.

 

O programa, elaborado por David Maranha e Manuel Mota, é composto por 11 artistas e coletivos e tem um carácter internacional, contrariando o enquadramento pandémico e subsequentes limitações de circulação entre países, e é possível graças a diversas sinergias estabelecidas com instituições portuguesas que também apoiam a vinda destes artistas ao nosso país. Assim, a Appleton Garagem vai receber artistas de origens tão distintas como Nova Zelândia, Hong Kong, EUA, Alemanha, França, Suíça, Itália, Reino Unidos e Suécia, a par dos portugueses Rodrigo Amado, Diana Policarpo, Marta Ângela, João Sarnadas ou o coletivo Projeto Teatral.

 

O ciclo tem início no dia 15 de julho na Igreja de Santa Isabel, um monumento classificado de 1742 localizado no Rato, com a apresentação de 4 solos: o pianista italiano Giovanni Di Domenico; o guitarrista, pianista e cantor norte-americano David Grubbs; o artista alemão e compositor de música electrónica, sediado em Berlim, Jan St. Werner; e a artista sonora, compositora e improvisadora belga de ascendência honconguesa Pak Yan Lau.

 

Ainda na Igreja de Santa Isabel, na quarta-feira dia 21, estão programados dois concertos: um de Dean Roberts, compositor da Nova Zelândia que trabalha com música electroacústica, minimalismo, improvisação livre, ciclos de canções e prog rock; e outro da violoncelista, guitarrista e cantora sueca Helena Espvall, que vem sedimentando um percurso musical rico e diverso, entre a folk, a música experimental e a improvisação livre.

 

O ciclo passa então para o Terraço do Centro Cultural, em Alvalade, onde todos os concertos ocorrerão ao pôr do sol, começando ainda de dia e prolongando-se pela noite. No dia 22 de julho, realiza-se um concerto de Rodrigo Amado Refraction Ensemble, que conta com Hernâni Faustino no contrabaixo, João Almeida no trompete e João Valinho na bateria; no dia seguinte, sexta-feira, dia 23, acontecerá a apresentação solo de Kassel Jaeger, compositor franco-suíço sediado em Paris, focado na música electroacústica.

No sábado dia 24 de julho, o Projecto Teatral (João Rodrigues, Maria Duarte, Helena Tavares, André Maranha e Gonçalo Ferreira de Almeida) mostra pela primeira vez a sua nova peça na Appleton Square, que estará diariamente em exibição até 31 de julho, de terça a sábado das 14h às 19h.

 

Já na recta final, a 28 de julho no Terraço do Centro Cultural, será a apresentação do guitarrista e cantor Mike Cooper, nascido em 1942, nome incontornável da guitarra resofónica, seguido da dupla lusitana Poly Vuduvum, constituída pela artista Diana Policarpo e Marta Ângela (Von Calhau!).

 

O ciclo termina no dia 29 de julho, num regresso à Igreja de Santa Isabel, com Sarnadas a apresentar o seu mais recente álbum, “The Hum”.

 

 

15 julho, 21h – Igreja De Santa Isabel

Giovanni Di Domenico (IT)

David Grubbs (US)

Jan St. Werner (DE)

Pak Yan Lau (BE)

 

21 julho, 21h – Igreja De Santa Isabel

Dean Roberts (NZ)

Helena Espvall (SE)

 

22 julho, 20h30 – Terraço do Centro Cultural

Rodrigo Amado Refraction Ensemble (PT)

Hernâni Faustino/João Almeida/João Valinho

 

23 julho, 20h30 – Terraço do Centro Cultural

Kassel Jaeger (CH/FR)

 

24 a 31 julho – Appleton Square

Projecto Teatral (PT): João Rodrigues, Maria Duarte, Helena Tavares, André Maranha and Gonçalo Ferreira de Almeida.

 

28 julho, 20h30 – Terraço do Centro Cultural

Mike Cooper (UK)

Poly Vuduvum (Diana Policarpo e Marta Ângela, PT)

 

29 julho, 21h – Igreja De Santa Isabel

Sarnadas (João Sarnadas, PT) apresenta The hum

Partilha